"PELOS CAMINHOS DA BLOGOSFERA" (III)
30 Abril, 2004 at 8:30 am 5 comentários
(ou) QUANDO “SEM NADA” É TANTO…
A “sacana” da Catarina “foi-se embora” – ver entrada de 29.04.04… e deixa-nos apenas páginas em branco.
Chamo-lhe “sacana” afectuosamente… (“inspirado” no Ivan).
Fez precisamente ontem 10 meses que a “conheci”.
Tal como no “slogan” de Fernando Pessoa, “no princípio estranha-se, depois entranha-se”.
Passados 2 ou 3 dias de a “conhecer”, dei comigo a pensar: “como é possível que, escrevendo «sobre nada», se torne assim «irresistível»?”.
Até que, poucos dias depois (a 9 de Julho), a Catarina se “meteu comigo” – foi a primeira a dar pelo então “aaanumberone” (ao fim de 10 dias de “existência”) -, quando me atribuiu o “prémio actualizem os blogs, que não tenho o dia todo”.
E a Catarina avisava: “O primeiro palerma que linkar este blog por causa do prémio, fica logo sem ele. Aqui não se aplica a teoria do lava-costas a dois”. “Felizmente”, eu já o tinha linkado antes!
O 100nada já se tinha tornado uma visita diária obrigatória.
Depois, mais tarde, a seguir às férias de Verão, a Catarina deu-me o privilégio de começar a referir-se simpaticamente ao meu “blogue”. E, obviamente (o ego “fala mais alto”.), se já tinha uma admiração pela sua escrita, aumentou a empatia que viria a ser reforçada ao longo do tempo, tornando-se naturalmente na minha maior “amiga virtual” na blogosfera.
A Catarina já ameaçara parar por mais de uma vez; tinha mesmo chegado a apagar o “100nada” (a 7 de Novembro), para voltar novamente em “grande estilo”, cada vez mais “indispensável”.
Há coisas que não podemos deixar cair num qualquer “buraco negro etéreo”.
Por isso, a minha “homenagem” à Catarina aqui fica, através das suas próprias palavras, que diziam, no “primeiro dia“, a 19 de Maio:
“de nada, porque é de nada que se trata… que é como quem diz, tudo isto é treta. mas e o resto, não é treta, também? ah, claro, posso dizer, que giro tenho um blog. agora estou up-to-date, é bem. mando o link, venham aqui ver-me a bater punhetas de janela aberta. deixo o diário aberto, esqueci-me dele em cima da mesa do quarto, que maçada, toda a gente vai ler e agora? vão saber como é que eu sou, o que é que penso…
…o que vale é que toda a gente é ninguém (só tu, meu vento do sul, só escrevo para ti) e o que eu penso, o que eu penso vale tanto como tudo o resto: nada”.
“Tchau Catarina”.
“See you”.
Até breve, noutro “100nada” qualquer!
[1258]
Entry filed under: Pessoal.




1.
catarina | 30 Abril, 2004 às 10:51 am
Não sei se hei-de chorar (confesso, estou de olhos brilhantes) se me hei-de rir: este Memória Virtual tem uma memória extraordinária, realmente! A primeira coisa que me ocorreu ao ler foi pensar ‘as coisas que o Leonel se lembra!’. Muito obrigada. Como sabe, também considero o Leonel um dos meus melhores e dos mais antigos ‘amigos virtuais’ (e também o que acorda mais cedo…é o primeiro blog que abro todos os dias).
Um abraço.
2.
Leonel Vicente | 30 Abril, 2004 às 11:36 am
No que se refere à “memória”, os computadores são um “bom auxiliar”…
3.
Rui MCB | 30 Abril, 2004 às 5:37 pm
Sem saber o porquê do desligar da corrente do 100 nada não me atrevo a ser tão “mauzinho” quanto o Leonel. Pudemos ajudar nalguma coisa?… Nem que seja para um dia mais tarde pudermos voltar a ficar 100 nada…
4.
catarina | 30 Abril, 2004 às 11:02 pm
O Leonel não foi ‘mauzinho’…:)
Rui, eu depois explico. Beijinhos.
5. A Verdade da Mentira | 30 Abril, 2004 às 11:34 pm
Nos trilhos da blogosfera
Com um gesto simples conseguiu-se que o .3tesas. repensasse a sua decisão. E tomou a atitude mais correcta, na minha opinião. Será que a nossa Memória conseguirá demover a Catarina a abandonar a blogosfera?…