UMBERTO ECO – O PÊNDULO DE FOUCAULT (I)

19 Abril, 2004 at 12:31 pm

Quem foram os Templários?

Primeiro você apresentou-os como sargentos de um filme de John Ford, depois como uns porcalhões, a seguir como cavaleiros de uma iluminura, depois ainda como banqueiros de Deus que faziam os seus negócios sujíssimos, depois também como um exército em debandada, mais tarde como adeptos de uma seita luciferiana, e finalmente como mártires do livre pensamento. Quem eram eles?.”

A história dos Templários é uma verdadeira epopeia!… Deixemos Umberto Eco contá-la, numa fabulosa narrativa, a partir de excertos de “O Pêndulo de Foucault”, a revisitar ao longo das próximas duas semanas.

“Por razões quase casuais inscrevi-me num seminário de história medieval e escolhi uma tese sobre o processo dos Templários. A história dos Templários tinha-me fascinado desde que pusera os olhos nos primeiros documentos.

Naquela época em que se lutava contra o poder, indignava-me generosamente a história do processo, que só por indulgência se pode definir como indiciário, com que os Templários foram mandados para a fogueira.

Mas descobrira bem cedo que, desde que haviam sido mandados para a fogueira, uma multidão de caçadores de mistérios tinha vindo a procurar encontrá-los em toda a parte, e sem nunca apresentarem uma prova. Este desperdício visionário irritava a minha incredulidade, e decidi não perder tempo com os caçadores de mistérios, atendo-me só a fontes da época.

Os Templários eram uma ordem monástico-cavaleiresca, que existia na medida em que era reconhecida pela Igreja. Se a Igreja tinha dissolvido a Ordem, e fizera-o há sete séculos, os Templários já não podiam existir, e se existiam não eram Templários. Assim tinha feito uma lista de pelo menos cem livros, mas no fim acabei por não ler mais de uns trinta.”

P. S. Novos agradecimentos, ao Rodrigo Moita de Deus (Segundo Sentido), ao Bar da ACR Santa Cita e também ao Luís Novaes Tito (Tugir).

[1201]

Entry filed under: Livro do mês.

25 DE ABRIL – "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" MEGA FERREIRA E LISBOA


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2004
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: