U. Tomar – Centenário (XXIX)

20 Abril, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Centenario - 29

(“O Templário”, 17.04.2014)

Regressado à II Divisão na época de 1973-74, o União de Tomar voltaria a viver uma grande festa – na penúltima de 38 jornadas, em jogo disputado a 13 de Junho de 1974, em Odivelas –, onde, vencendo por 3-2, garantia matematicamente (ainda a faltar disputar a derradeira ronda) a conquista do 1.º lugar da Zona Sul, e, desta forma, pela terceira vez sucessiva (depois dos feitos alcançados nas épocas de 1967-68 e 1970-71), a promoção à I Divisão Nacional!

Com dois golos de Camolas e um de Raul Águas, os unionistas haviam chegado mesmo aos 3-0, vindo depois a permitir aos odivelenses – que necessitavam de pontuar para evitar cair nos lugares que conduziam ao “Torneio de Competência” – reduzir para a diferença mínima já no derradeiro minuto, numa altura em que imperava já um completo ambiente festivo.

«Acabou por prevalecer a maior maturidade técnica dos tomarenses num desafio muito importante para as pretensões das duas equipas com a turma local a empreender (mesmo com a ajuda do árbitro!) um curioso «forcing» que lhe permitiu passar de 0-3 para 2-3, com Quim Pereira a executar a escassos segundos do fim a defesa da tarde e a evitar o empate..»(1)

Logo de seguida a este pequeno/grande susto, dar-se-ia a intensa explosão de alegria tomarense.

***

Depois da épica caminhada da época de 1964-65 – com a memorável passagem por Vendas Novas (em que o clube garantira a tão ansiada promoção à II Divisão), e que culminara no velho Calhabé, em Coimbra, com a conquista do título de Campeão Nacional da III Divisão –, apenas nove anos decorridos (e já após duas promoções à I Divisão Nacional e quatro épocas no convívio dos “grandes” do futebol português), o União de Tomar voltaria a conquistar a glória no Estádio Municipal de Coimbra, verdadeiro “estádio-talismã” para os unionistas, local onde escreveria a mais brilhante página do seu centenário historial, sagrando-se Campeão Nacional da II Divisão.

O coroar desta epopeia, qual zénite de uma longa “maratona”, ocorreria a 23 de Junho de 1974, em desafio que opôs à turma de Tomar o grupo do Sporting de Espinho, vencedor da Zona Norte da II Divisão. Numa empolgante partida, em que resplandeceu a grande altura Bolota, autor de três tentos, a formação tomarense cedo começou por se colocar em vantagem, marcando logo no minuto inaugural; tendo a turma espinhense prontamente restabelecido a igualdade, os “rubro-negros” voltariam a superiorizar-se de forma notória, praticamente definindo o desfecho da Final ao terceiro minuto do segundo tempo, altura em que colocaram o marcador em 4-1 a seu favor. Já na fase derradeira do encontro, dois golos de Telé acabariam por fixar o marcador num tangencial 4-3, que, não obstante, não ofuscou o mérito do triunfo e da grande conquista nabantina

«O União de Tomar venceu o encontro com toda a justiça, sem qualquer margem para dúvidas no que se refere ao valor das equipas, mas acabou por não ganhar com o brilho que se chegou a desenhar, um tanto por culpa dos jogadores, outro tanto, pelas substituições feitas na equipa.

A ganharem por 4-1 e com a equipa do Espinho a cair nitidamente no aspecto físico, foi com grande surpresa que de um momento para o outro o União se deixou então dominar completamente, permitindo que o Espinho marcasse dois golos num minuto e terminasse os últimos momentos da partida em situação aflitiva com o jogo todo sobre a sua área. […](2)

____________

(1) Cf. “Record”, 15 de Junho de 1974 – Crónica de Carlos Arsénio
(2) Cf. “O Templário”, 29 de Junho de 1974 – Crónica de Nelson Costa
Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O pulsar do campeonato – 22ª jornada Campeão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2014
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: