Blogosfera em 2009 (VII)
11 Dezembro, 2009 at 8:46 am Deixe um comentário
A 16 de Março, Pedro Adão e Silva iniciava o seu “Léxico Familiar”. Enquanto uns chegam (ou regressam), outros partem, como era o caso, a 19 de Março, de Henrique Fialho, anunciando o fim da publicação do “Insónia”. Regressaria à actividade, em “novo pouso”, retomando a “Antologia do Esquecimento”.
Em paralelo, João Távora fazia também o anúncio de uma paragem para repensar o projecto do “Risco Contínuo”. Depois de reestruturação dos seus membros participantes, a 30 de Julho o blogue perdia a generalidade dos seus autores, nomeadamente com o regresso do seu mentor (assim como de Duarte Calvão) ao “Corta-Fitas”. O “Risco Contínuo” passaria então a ser mantido exclusivamente por Pedro Quartin Graça.
A 24 de Março, era a vez de Henrique Raposo e Rui Ramos apresentarem o seu novo blogue “Clube das Repúblicas Mortas”.
Ainda antes do final do mês, era anunciada com “pompa” a entrada de Miguel Esteves Cardoso (escreveria um único post!) e de João Pereira Coutinho para o quadro de autores do “Geração de 60”. Pouco mais de quinze dias depois, Manuel S. Fonseca comunicava a sua saída (no que seria seguido por Pedro Norton) e, paralelamente, daqueles dois seus convidados…
Entretanto, no dia 30 de Março de 2009 assinalava-se um invulgar (e mesmo inédito) “marco histórico” na blogosfera portuguesa, com o mais antigo blogue ainda em actividade em Portugal, o “Macacos sem galho”, da autoria de Pedro Couto e Santos, a completar 10 anos de actividade ininterrupta, num pioneirismo e perseverança dignos de registo.
Chegava então à blogosfera o “Aventar” – «Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar», «um blogue de e para livres pensadores», formado por uma vasta equipa.
No mesmo dia, numa iniciativa do jornal Público e de um grupo de bloggers (a partir de uma ideia de Carlos Santos, José Gomes André e Nuno Gouveia), era criado o blogue colectivo “Eleições 2009“, agregando mais de 40 participantes (entre os quais tive também a honra de constar), com uma pluralidade de perspectivas políticas, visando acompanhar os três actos eleitorais a realizar no ano de 2009, numa forma pioneira de cobertura das eleições em Portugal.
O mês de Março findava com o regresso de Gonçalo Magalhães Collaço, acompanhado por Luís Silva Santos e Pedro Graça, no “Albergue Português”, que registaria contudo escassa actividade.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2009.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed