Blogosfera em 2009 (VI)
10 Dezembro, 2009 at 8:42 am Deixe um comentário
A abrir o mês de Março, José Pacheco Pereira anunciava a criação de um novo blogue: “EPHEMERA – Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira“, tendo por «objectivo divulgar materiais da biblioteca e arquivo pessoais de José Pacheco Pereira, em particular dos diferentes espólios, doações, ofertas e aquisições que deles fazem parte. Na medida do possível, do tempo e das circunstâncias, todos estes materiais estão acessíveis aos investigadores que deles necessitem para o seu estudo e trabalho, nos condicionalismos normais de uma biblioteca e arquivos privados. Dada a dimensão e qualidade de alguns dos materiais, em particular as espécies únicas e as colecções especializadas inexistentes em bibliotecas e arquivos públicos, o meu objectivo, a prazo, é tornar disponível a todos este acervo.»
O mesmo Pacheco Pereira escrevia então, também no “Abrupto“, a propósito da «Bloguização da Comunicação Social», apontando nomeadamente:
«As relações entre os blogues e a comunicação social mostram aspectos novos do sistema comunicacional em geral, de que eles são uma parte sui generis. Essas relações têm vindo a evoluir de forma interessante e que convém observar. Numa primeira fase, a reacção da comunicação social face aos blogues era de hostilidade e desconfiança. […]. Depois, as coisas foram mudando e iniciou-se um período ambíguo, em que os jornalistas iam buscar notícias e sugestões de notícias aos blogues, sem citar a sua fonte, deixando passar uns dias para pegar num assunto, para não haver uma correlação directa entre uma nota de blogue e uma notícia num jornal. De seguida, pouco a pouco, os jornais começaram a citar os blogues e a permitir que informações que aí se encontravam acabassem por ser notícias nos jornais, citando a sua origem e desenvolvendo o seu conteúdo. […] Entrou-se depois numa nova fase em que a agenda dos blogues se tornou cada vez mais dependente da comunicação social e vice-versa, com a conjugação de várias mudanças na blogosfera portuguesa, que têm a ver com um crescente movimento de pessoas entre a comunicação social tradicional e os blogues, num duplo sentido, e com uma maior politização grupal da blogosfera.»
Numa iniciativa de José Pimentel Teixeira – visando «um registo o mais completo e actualizado possível do bloguismo em / sobre Moçambique» – foram integrados no portal PNETMoçambique (agregador de notícias) cerca de 140 blogues em actividade, para além de outros cerca de 50 blogues inactivos.
Uma extraordinária troca de argumentos e comentários – em vários “episódios” – entre jornalistas, supostos assessores e um Ministro (!) ocorre por esta altura (meados de Março) no blogue “Escola de Lavores”, a propósito de um incidente ocorrido entre o Ministro da Administração Interna e uma jornalista, no decurso da visita do Primeiro-Ministro José Sócrates a Cabo Verde.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2009.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed