BLOGOSFERA EM 2006 (V)

24 Novembro, 2006 at 8:53 am Deixe um comentário

O mês de Março fica marcado, logo a 5, pela polémica entre Vasco Pulido Valente e Clara Ferreira Alves (“Uma Santanete”), que culminaria com o anúncio por parte desta da interposição de processo por difamação contra Pulido Valente… e, cinco dias depois, com o termo de “O Espectro”.

Segundo notícia do Público de 20 de Março – entretanto objecto de rectificação (ver esclarecimento por Luís Santos, no Atrium) – teria havido contactos entre o Ministro dos Assuntos Parlamentares e alguns responsáveis de blogues:

“Proposta do ministro dos Assuntos Parlamentares
Blogues poderão vir a aceder a comunicados do Governo 
20.03.2006 – 10h42    Maria José Oliveira (PÚBLICO)

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva contactou vários autores de blogues temáticos com vista a receberem informações diversificadas sobre comunicação social. Desde o início deste mês que o assessor para a comunicação social de Santos Silva, Carlos Narciso, tem vindo a publicar nas caixas de comentários de diversos blogues o seguinte texto, acompanhado do seu endereço electrónico: “Gostaria que me indicassem um email para vos enviar informação com relevância para eventual publicação no vosso blogue”.

O assessor enviou a mesma mensagem para 14 blogues, entre os quais se contam o Blogouve-se, Ponto Media, Jornalismo e Comunicação, Atrium, NetFM, Travessias Digitais, Chão de Papel, Intermezzo e JornalismoPortoNet.

Contactado pelo PÚBLICO, Carlos Narciso afirmou que Augusto Santos Silva, apesar de ter pedido a lista de blogues, ainda não decidiu sobre o envio de comunicados. “O ministro ainda vai ponderar sobre o assunto”, explicou.

Em causa poderá estar o alargamento da discussão pública sobre as leis da rádio e da televisão ou a legislação sobre a concentração de meios de comunicação social. Questionado sobre a possibilidade de os bloggers virem a ter acesso à bancada de imprensa da Assembleia da República (refira-se que desde o ano passado que os bloggers podem assistir aos briefings diários na Casa Branca), Carlos Narciso disse que o ministro não coloca essa hipótese.”

No final do mês de Março, a 29, o “caso” João Pedro George vs. Margarida Rebelo Pinto chegava aos jornais: “a escritora Margaria Rebelo Pinto e a editora Oficina do Livro interpuseram uma providência cautelar no sentido de impedir a publicação do livro Couves & Alforrecas, Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto, no qual o crítico João Pedro George analisa a obra da autora de Não há Coincidências”.

Numa organização promovida por José Carlos Abrantes, prosseguiam os debates sobre a blogosfera, nomeadamente sobre blogues temáticos: “Os blogues temáticos aparecem com forte credibilidade. Muitas vezes são feitos por especialistas que problematizam, em profundidade, um tema.”

Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.

“OS MELHORES BLOGUES 2006″ RENOVAÇÃO NA BLOGOSFERA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2006
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: