BLOGOSFERA EM 2006 (V)
24 Novembro, 2006 at 8:53 am Deixe um comentário
O mês de Março fica marcado, logo a 5, pela polémica entre Vasco Pulido Valente e Clara Ferreira Alves (“Uma Santanete”), que culminaria com o anúncio por parte desta da interposição de processo por difamação contra Pulido Valente… e, cinco dias depois, com o termo de “O Espectro”.
Segundo notícia do Público de 20 de Março – entretanto objecto de rectificação (ver esclarecimento por Luís Santos, no Atrium) – teria havido contactos entre o Ministro dos Assuntos Parlamentares e alguns responsáveis de blogues:
“Proposta do ministro dos Assuntos Parlamentares
Blogues poderão vir a aceder a comunicados do Governo
20.03.2006 – 10h42 Maria José Oliveira (PÚBLICO)
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva contactou vários autores de blogues temáticos com vista a receberem informações diversificadas sobre comunicação social. Desde o início deste mês que o assessor para a comunicação social de Santos Silva, Carlos Narciso, tem vindo a publicar nas caixas de comentários de diversos blogues o seguinte texto, acompanhado do seu endereço electrónico: “Gostaria que me indicassem um email para vos enviar informação com relevância para eventual publicação no vosso blogue”.
O assessor enviou a mesma mensagem para 14 blogues, entre os quais se contam o Blogouve-se, Ponto Media, Jornalismo e Comunicação, Atrium, NetFM, Travessias Digitais, Chão de Papel, Intermezzo e JornalismoPortoNet.
Contactado pelo PÚBLICO, Carlos Narciso afirmou que Augusto Santos Silva, apesar de ter pedido a lista de blogues, ainda não decidiu sobre o envio de comunicados. “O ministro ainda vai ponderar sobre o assunto”, explicou.
Em causa poderá estar o alargamento da discussão pública sobre as leis da rádio e da televisão ou a legislação sobre a concentração de meios de comunicação social. Questionado sobre a possibilidade de os bloggers virem a ter acesso à bancada de imprensa da Assembleia da República (refira-se que desde o ano passado que os bloggers podem assistir aos briefings diários na Casa Branca), Carlos Narciso disse que o ministro não coloca essa hipótese.”
No final do mês de Março, a 29, o “caso” João Pedro George vs. Margarida Rebelo Pinto chegava aos jornais: “a escritora Margaria Rebelo Pinto e a editora Oficina do Livro interpuseram uma providência cautelar no sentido de impedir a publicação do livro Couves & Alforrecas, Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto, no qual o crítico João Pedro George analisa a obra da autora de Não há Coincidências”.
Numa organização promovida por José Carlos Abrantes, prosseguiam os debates sobre a blogosfera, nomeadamente sobre blogues temáticos: “Os blogues temáticos aparecem com forte credibilidade. Muitas vezes são feitos por especialistas que problematizam, em profundidade, um tema.”
Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed