25 DE ABRIL – "REPÚBLICA"
17 Abril, 2004 at 9:00 am 4 comentários
Às 5h15, era emitido o terceiro comunicado:
“A todos os elementos das Forças Militarizadas e policiais, o Comando do Movimento das Forças Armadas aconselha a máxima prudência, a fim de serem evitados quaisquer recontros perigosos. Não há intenção deliberada de fazer correr sangue desnecessariamente, mas tal acontecerá caso alguma provocação se venha a verificar.
Apelamos, portanto, para que regressem imediatamente aos seus quartéis, aguardando as ordens que lhes serão dadas pelo Movimento das Forças Armadas. Serão severamente responsabilizados todos os comandos que tentarem por qualquer forma conduzir os seus subordinados à luta com as Forças Armadas.
Informa-se a população de que, no sentido de evitar todo e qualquer incidente ainda que involuntário, deverá recolher a suas casas, mantendo absoluta calma. A todos os elementos das forças militarizadas, nomeadamente às forças da G.N.R. e P.S.P. e ainda às Forças da Direcção-Geral de Segurança e Legião Portuguesa, que abusivamente foram recrutadas, lembra-se o seu dever cívico de contribuírem para a manutenção da ordem pública, o que, na presente situação, só poderá ser alcançado se não for oposta qualquer reacção às Forças Armadas. Tal reacção nada teria de vantajoso, pois conduziria a um indesejável derramamento de sangue, que em nada contribuiria para a união de todos os portugueses. Embora estando crentes no bom senso e no civismo de todos os portugueses, no sentido de evitarem todo e qualquer recontro armado, apelamos para que os médicos e o pessoal de enfermagem se apresentem em todos os hospitais para uma colaboração que fazemos votos seja desnecessária.”
[1196]
Entry filed under: Sociedade.
1.
Gustavo | 17 Abril, 2004 às 12:17 pm
En España la supuesta izquierda es monárquica, os envidiamos.
Un saludo.
2.
Jumento | 17 Abril, 2004 às 2:38 pm
Onde é que você estava quando foi criado o Blog “25 de Abril – O Coice que Abril Deu”?
3.
whiteball | 17 Abril, 2004 às 11:12 pm
Este “Jumento” está a deixar-me louca!
Eu tinha aí 12 anitos, quando se deu o 25 de Abril; pouco sabia de política; só sabia que tinha sido o fim dos silêncios impostos, das palavras ditas em segredo, do medo…Hoje sei o que foi o antes e o Depois!
Abraço, WB
4.
vmar | 18 Abril, 2004 às 1:06 am
Ao reviver estas imagens, sente-se obrigatoriamente uma certa nostalgia destes tempos.