“LISBOA, CAPITAL, REPÚBLICA, POPULAR…”

15 Abril, 2004 at 8:55 am 2 comentários

…Foi este o “pregão” que então passou a poder ouvir-se dos ardinas!

A partir de hoje, diariamente, recordando os 30 anos do “25 de Abril”, algumas das 1ªs páginas dos jornais da época, a par do texto dos vários comunicados do “Movimento das Forças Armadas”, lidos neste dia histórico, aos microfones do Rádio Clube Português.

O primeiro comunicado (que pode ouvir aqui!) seria lido às 4h26 por Joaquim Furtado:

“Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.

As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma.

Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos Comandos das Forças Militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas.

Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais, que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.

Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a eventual colaboração, que se deseja sinceramente desnecessária.”

[1190]

Entry filed under: Sociedade.

EURO 2004 (XIII) – 1972 NOVOS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – R. CHECA (IV)

2 comentários

  • 1. Evaristo  |  15 Abril, 2004 às 1:50 pm

    Boa ideia, Leonel! É preciso lembrar que o 25 de Abril foi uma Revolução. Mostrar documentação é a melhor maneira de o fazer. Parabens.

  • 2. CARLOS FERNANDES  |  16 Abril, 2004 às 3:55 pm

    Grande malandro, já chorei, parece que ainda estou a a ouvir os comunicados do MFA.

    Parabens.

    25 de ABRIL SEMPRE…Fascismo nunca mais!!


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2004
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: