“LISBOA, CAPITAL, REPÚBLICA, POPULAR…”
15 Abril, 2004 at 8:55 am 2 comentários
…Foi este o “pregão” que então passou a poder ouvir-se dos ardinas!
A partir de hoje, diariamente, recordando os 30 anos do “25 de Abril”, algumas das 1ªs páginas dos jornais da época, a par do texto dos vários comunicados do “Movimento das Forças Armadas”, lidos neste dia histórico, aos microfones do Rádio Clube Português.
O primeiro comunicado (que pode ouvir aqui!) seria lido às 4h26 por Joaquim Furtado:
“Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.
As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma.
Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos Comandos das Forças Militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas.
Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais, que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.
Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a eventual colaboração, que se deseja sinceramente desnecessária.”
[1190]
Entry filed under: Sociedade.




1.
Evaristo | 15 Abril, 2004 às 1:50 pm
Boa ideia, Leonel! É preciso lembrar que o 25 de Abril foi uma Revolução. Mostrar documentação é a melhor maneira de o fazer. Parabens.
2.
CARLOS FERNANDES | 16 Abril, 2004 às 3:55 pm
Grande malandro, já chorei, parece que ainda estou a a ouvir os comunicados do MFA.
Parabens.
25 de ABRIL SEMPRE…Fascismo nunca mais!!