“A MAGIA DO FUTEBOL OU O SONHO DE MOURINHO”

7 Abril, 2004 at 10:30 pm 3 comentários

A “magia do futebol” é o que faz deste desporto “o maior espectáculo do mundo”.

A “magia do futebol” é o que permite que o Monaco, necessitando de marcar 3 golos ao Real Madrid, e dispondo de pouco mais de 45 minutos para o fazer, o tenha conseguido alcançar.

A “magia do futebol” é o que permite que o Coruña, necessitando de marcar 3 golos a um “avisado” Milan, o tenha conseguido em menos de 45 minutos (acabando por chegar ainda ao 4-0!).

E o “sonho de Mourinho” começa a estar mesmo “aqui à mão”!

Hoje, o FC Porto “não quis” (não merecia) ganhar o jogo; mas voltou a mostrar a sua personalidade de campeão – à imagem do seu técnico (hoje por hoje um dos melhores do mundo, com lugar em qualquer das melhores equipas mundiais) -, controlando o jogo e, mais uma vez, com alguma estrelinha, dando as “estocadas” decisivas no momento certo e isto perante um Lyon que mostrou ser uma equipa muito forte (com 5 jogadores da selecção de França e 3 da selecção do Brasil), talvez excessivamente voluntariosa na sua ânsia de ganhar e de marcar golos.

O “arrogante” Mourinho não se deixou desconcentrar pelas incidências do jogo; tinha traçado um plano e cumpriu-o até ao fim, sem perder nunca o controlo nem entrar em exuberâncias técnico-tácticas; em primeiro lugar, estava a vitória na eliminatória, independentemente da vitória no jogo. Acho que não podemos censurá-lo por não ter querido “humilhar” o Lyon…

Afastados que foram os “colossos” Real Madrid, AC Milan e Arsenal, o FC Porto será, neste momento, o principal candidato ao título de Campeão Europeu.

A nível nacional é, “de longe”, a equipa com melhor palmarés (mais de 20 campeonatos nacionais, contra apenas 1 do Coruña e do Chelsea). A nível europeu, é também a equipa mais vitoriosa: 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental. O Chelsea tem “apenas” duas vitórias na Taça das Taças. O Monaco apenas foi uma vez à final da Taça das Taças (que perdeu, em Lisboa, com o Werder Bremen). O Coruña nunca atingiu uma final europeia.

Mas, se o passado das equipas “não ganha jogos”, o FC Porto tem mostrado, na presente época (tal como na anterior) ser uma equipa que joga contra qualquer equipa do mundo com uma grande dose de confiança que Mourinho lhe transmitiu, sem receio de ninguém.

Perante o Coruña, o FC Porto vai ter que jogar bastante mais do que jogou nesta eliminatória com o Lyon, mas, “agora mesmo”, todos os sonhos são possíveis.

Desejo que o FC Porto continue a erguer “bem alto” o nome de Portugal, que “cumpra o seu destino” e “realize o sonho secreto de Mourinho” de ser Campeão Europeu. Parabéns a todos os portistas!

P. S. Dá que pensar, a um benfiquista, ver o que Maniche tem feito nos últimos 2 anos, culminando hoje com 2 golos fabulosos, de grande grau de dificuldade que, com uma técnica exemplar, soube transformar na “coisa mais fácil do mundo”.

[1176]

Entry filed under: Desporto. Tags: , .

EURO 2004 (VIII) – 1968 ÍNTIMA FRACÇÃO – 20 ANOS

3 comentários

  • 1. Paulo  |  7 Abril, 2004 às 11:29 pm

    Caro Leonel: acho que os benfiquistas já andam a pensar nisso desde a primeira época do Maniche no FCPorto 🙂 Maniche é também a única dúvida que tenho com o selecionador nacional… Mas quem manda é ele e eu aceito.

    O Deportivo-FCPorto vai ser a verdadeira final da Champions. E o pior jogo do FCPorto. É que do outro lado não está uma equipa vulgar: está outra máquina de futebol bem oleada e supermotivada.

    Equilibrado no que toca aos aspectos físico-técnico-táticos, o futebol de hoje realça (e premeia) as dinâmicas psicológicas. Não foi por acaso que o Real Madrid baqueou. Mas também não foi por falta de qualidade ou empenho.

  • 2. BP  |  8 Abril, 2004 às 7:16 pm

    Eu sou dos Benfiquistas que sempre gostou do Maniche. E fiquei desagradado com o que se passou entre ele e o meu clube.

  • 3. Paula Sofia Reis Figueiredo  |  26 Maio, 2004 às 10:19 pm

    ÉS CAMPEÃO PORTO…………………….
    PORTO!!!Sempre onde esteijas és campeão………
    és a minha paixão….
    Amo-te Porto!!!!!!!!!!!!
    Ass:Paula Sofia Reis Figueiredo


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2004
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: