MONARQUIAS EUROPEIAS (VI)

5 Abril, 2004 at 8:23 am 2 comentários

Em 1297, Francesco Grimaldi, ao comando de um destacamento travando lutas em Itália, tomou a seu cargo o território do Mónaco, que seria colocado como protectorado genovês, vindo a tornar-se independente apenas em 1512.

Em 1793, o principado seria ligado a França, sob o nome de Fort Hercule. Em 1815, passaria a protectorado da Sardenha. Seria novamente cedido à França em 1860. A sua independência seria reconhecida em 1861, sob condição: caso a dinastia Grimaldi se extinguisse, o Mónaco passaria a ser um território autónomo sob protectorado francês.

O príncipe Rainier III nasceu em 1923, tendo estudado no Reino Unido, Suíça e França e militado no exército francês durante a II Guerra Mundial. Sucedeu, em 1949, ao seu avô Luís II.

Em 1955, casou com a estrela de cinema americana Grace Kelly, de quem teria três filhos, tornando-se na família real mais mediática (rivalizando com a inglesa): o príncipe Alberto e as princesas Carolina e Stéphanie.

Sob o domínio de Rainier, o Mónaco aumentou o seu território, por aquisição de terras e reordenando a região costeira.

O príncipe herdeiro é actualmente, Alberto, nascido em 1958; contudo, de acordo com a lei monegasca, se não tiver descendência, o trono reverteria para a sua irmã mais velha, Carolina. Alberto participou nos Jogos Olímpicos de Inverno de Calgary, Albertville e Lillehammer. Desde 1982, dirige a Cruz Vermelha do Mónaco.

[1166]

Entry filed under: Tema livre.

ELEIÇÕES NA GUINÉ – RESULTADOS LIBERTAÇÃO DE AUNG SAN SUU KYI

2 comentários

  • 1. maday  |  21 Maio, 2004 às 5:40 pm

    oi eu quero saber como foi a centralizacao do poder nas monarquias europeias do ponto de vista politico e cultural
    me mandem a resposta hoje…

    21/05/04

  • 2. Juliano augusto  |  8 Novembro, 2004 às 11:20 am

    ola eu queria saber como foi A CENTRALIZAÇÃO DO PODER NAS MONARQUIAS EUROPEIAS por favor me mande hoje ainda esse resultado.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2004
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @ConstancaSa: E a comunicação social, Paulo, tira as devidas consequências? Ou ele são todos iguais e nós somos os arautos dos boas prát… 6 hours ago
  • RT @MundoMaldini: Justo triunfo del Valencia. Por muchas cosas. Sobre todo premio a la paciencia por aguantar a Marcelino en el momento crí… 6 hours ago
  • RT @pedro_sales: @jcaetanodias errado. dois para sporting, um para benfica e hipótese de um destes clubes vencer ainda a supertaça 2018/19. 6 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: