EURO 2004 (VI) – 1968
Na 3ª Edição do Campeonato da Europa, pela primeira vez, são introduzidos os grupos na fase de apuramento, sendo os 31 países concorrentes repartidos em 8 grupos (com a particularidade de o sorteio ter determinado um grupo exclusivo das ilhas britânicas!), apurando-se os vencedores de cada grupo para os 1/4 de final, de que resultaram então os 4 participantes na fase final, disputada em Itália.
E, com este novo sistema, começaram a surgir as .goleadas., com destaque para os 7-0 do Roménia-Chipre; 6-0 da RFA à Albânia e da Hungria à Dinamarca; e (no reverso da medalha para a Roménia) os 7-1 no Suíça-Roménia.
O anterior campeão europeu (Espanha) seria eliminado pela Inglaterra (campeã do mundo) nos 1/4 final.
Portugal, 3º classificado no Campeonato do Mundo dois anos antes, faria uma campanha irregular, acabando em 2º lugar no seu (difícil) grupo de apuramento, vencido pela Bulgária.
A melhor equipa da prova foi provavelmente a Jugoslávia (que afastou, ainda na fase de grupos, o grande .colosso. alemão . vice-campeão mundial . .travado. pela Albânia), para depois . já na fase final . eliminar o campeão mundial (Inglaterra), mas não conseguiria alcançar o título. batida na finalíssima, por uma equipa que soube fazer uma melhor gestão do esforço de disputar 3 jogos em 5 dias.
O país organizador Itália, vinha de uma campanha verdadeiramente frustrante no Mundial de 1966 (prematuramente eliminada pela Coreia do Norte), tendo superado da melhor forma esse .trauma., passando por um jogo épico com a URSS, em que, com um jogador a menos (lesão de Rivera aos 4 minutos. numa altura em que não havia ainda substituições!), .segurou. durante duas horas o empate, acabando por ser bafejada com a sorte. da .moeda ao ar.!
A final seria inconclusiva, obrigando à referida finalíssima, disputada a 10 de Junho de 1968, entre a equipa da casa, Itália, e a Jugoslávia.
[1169]
Entry filed under: Euro-2004.