O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – Pré-Eliminatória

5 Janeiro, 2020 at 11:00 am Deixe um comentário

O pulsar do campeonato - 2019-20 - TRibatejo-Pre-eliminatoria

(“O Templário”, 02.01.2020)

Prevaleceu a “lei do mais forte”, com as equipas da I Divisão a superiorizarem-se em todos os cinco confrontos ante clubes do escalão secundário; o mesmo sucedeu nos embates entre formações primodivisionárias, com as mais bem posicionadas no campeonato, de entre cada um desses quatro pares, a avançar também para os 1/8 de final da Taça do Ribatejo, assinalando-se mesmo uma goleada, no “derby” do município de Santarém.

Destaques – Na partida de maior cartel desta eliminatória preliminar, entre Cartaxo e Coruchense, o nulo subsistiu até final do tempo regulamentar, com os homens do Sorraia a serem mais eficazes no desempate da marca de grande penalidade, marcando assim encontro com o U. Tomar na próxima ronda da competição.

O Amiense impôs uma goleada por 5-0 na deslocação à Moçarria, agravando ainda mais a crise de resultados do Moçarriense, que foi derrotado em oito dos nove últimos desafios que disputou.

A maior goleada desta eliminatória registou-se em Mação, com os maçaenses a vencer o Porto Alto (que ocupa posição a meio da tabela classificativa da Série B da II Divisão Distrital) por concludente marca de 7-0.

Num encontro tranquilo, também o U. Tomar venceu por números categóricos frente ao Marinhais, actual vice-líder daquela mesma série do escalão secundário. Tendo inaugurado o marcador logo de entrada, os tomarenses mantiveram, durante o primeiro tempo, uma toada moderada, não se tendo o resultado alterado até ao descanso. Na segunda metade, os unionistas chegaram, com alguma naturalidade, ao 3-0, vindo ainda a fixar o marcador em 4-1, depois de os visitantes terem, entretanto, obtido o seu “ponto de honra”, já na fase derradeira do jogo.

O melhor desempenho relativo de entre os grupos da divisão secundária foi o do Benavente, que, actuando igualmente em terreno alheio, discutiu, durante larga fase do prélio, o desfecho da eliminatória com o favorito Torres Novas, vindo a ceder por tangencial 4-3, com os torrejanos a acabar por levar a melhor, depois de terem passado por alguns sustos.

Anota-se ainda, como excepção à regra, num desafio entre equipas da II Divisão, o apuramento do Goleganense – único conjunto do escalão secundário a conseguir a qualificação dentro de campo –, também por via de desempate da marca de grande penalidade, após uma igualdade a dois golos, ante a teoricamente mais cotada equipa do Entroncamento.

Confirmações – O Abrantes e Benfica ganhou por 3-0 na Atalaia, ante a U. Atalaiense, tal como o Fazendense se impôs, pese embora por tangencial 1-0, no terreno do Espinheirense, confirmando assim o respectivo estatuto de clubes do principal escalão.

Em Rio Maior, os locais, recebendo o Riachense, venceram por 3-1, impondo assim a nona derrota consecutiva à turma dos Riachos.

Também o Samora Correia havia vencido, já no fim-de-semana anterior, o Ferreira do Zêzere, por 2-0, fazendo valer o factor casa.

Coruchense, Amiense, Mação, U. Tomar, Torres Novas, Goleganense, Abrantes e Benfica, Fazendense, Rio Maior e Samora Correia juntam-se assim a Alcanenense, Glória do Ribatejo, Ortiga, Pego, Pontével e U. Almeirim – os quais, por sorteio, haviam ficado isentos desta eliminatória prévia – como 16 clubes qualificados para os 1/8 de final (doze da I Divisão, resistindo apenas quatro agremiações do escalão secundário).

Campeonato de Portugal – Após o empate (3-3) do Fátima na Praia da Vitória, ante o Fontinhas e a derrota (0-3) sofrida pelo U. Santarém em Oliveira do Hospital frente a um rival directo na luta pela manutenção – em partidas disputadas já no fim-de-semana anterior ao Natal, tendo a prova sofrido um interregno no passado Domingo – os fatimenses mantêm a 2.ª posição na Série C do Campeonato de Portugal, tendo, por seu lado, os escalabitanos caído abaixo da “linha de água”, ocupando agora o 15.º posto, um ponto atrás do Condeixa (13.º) e Águeda (14.º).

Antevisão – A encerrar a primeira volta do campeonato Distrital da I Divisão, destaca-se, pelo seu simbolismo, o clássico de maior historial do futebol distrital, com U. Tomar e Torres Novas a encontrarem-se pela 93.ª vez em jogos oficiais (a contar para campeonatos nacionais e distritais e Taça de Portugal e do Ribatejo), com o favoritismo a pender para os unionistas.

Outros “jogos grandes” da jornada serão o Samora Correia-Coruchense, Mação-Cartaxo e Fazendense-Abrantes e Benfica, todos eles de prognóstico indefinido.

Quanto ao líder, U. Almeirim, viaja até à Glória do Ribatejo, na perspectiva de manter a sua campanha 100% vitoriosa, para o que terá de contar com a réplica dos donos da casa. Assinala-se ainda a curiosidade do reencontro, em duas semanas sucessivas, de Rio Maior e Riachense.

Na II Divisão, também a fechar a primeira metade desta fase regular da prova, os líderes de ambas as séries (Alcanenense e Pontével) estarão de folga, do que procurarão beneficiar Tramagal (em Tomar, perante a equipa “B” do União) e Marinhais (também com saída difícil, para defrontar o Espinheirense) para encurtar distâncias. Também o Forense-Benavente suscita atenções.

No Campeonato de Portugal, o Fátima enfrenta teste de elevado grau de dificuldade, no terreno do U. Leiria, enquanto o U. Santarém, recebendo o Anadia (actual 6.º classificado) terá também de dar o seu melhor para procurar aumentar a pontuação.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 2 de Janeiro de 2020)

Entry filed under: Tomar.

O Pulsar do Campeonato – 14ª Jornada O Pulsar do Campeonato – 15ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2020
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: