O Pulsar do Campeonato – 4ª Jornada

13 Outubro, 2019 at 11:00 am Deixe um comentário

O pulsar do campeonato - 2019-20 - 4jornada

(“O Templário”, 10.10.2019)

Numa jornada bastante atípica, em que apenas uma das oito equipas visitadas logrou vencer – tendo-se registado nada menos de cinco triunfos dos forasteiros –, precisamente a do U. Almeirim, os almeirinenses aproveitaram para, pelo menos à condição (dependendo do desfecho da partida em atraso entre Coruchense e Moçarriense), se isolarem na liderança. Tal é tanto mais relevante se atendermos a que foram já vencer a Abrantes e, também fora, o Amiense, para além de se terem claramente imposto no confronto ante um rival directo na contenda pelo 1.º lugar, Cartaxo.

Destaques – O grande realce desta ronda vai, pois, para a goleada (3-0) aplicada pelo U. Almeirim ao Cartaxo, sendo que os homens da casa “somam e seguem”, com o pleno de triunfos (quatro) e um score acumulado de 13-0.

O resultado – algo pesado para a forma como as duas equipas se apresentaram em campo – poderá, todavia, indiciar ilusórias facilidades, uma vez que até foram os cartaxeiros a começar por assumir a iniciativa do jogo. Depois de terem sofrido o primeiro tento, mesmo a findar o primeiro tempo, e tendo-se visto entretanto em inferioridade numérica, os visitantes não teriam já capacidade para inverter o rumo dos acontecimentos, vindo a consentir mais dois golos nos derradeiros dez minutos (o 3.º também já em período de compensação).

Outra nota de destaque foi o triunfo do Abrantes e Benfica em Tomar, ante o União, que seguia, até então, só com vitórias. Continuando a ser muito perdulários, denotando grandes dificuldades em materializar em golo os lances de ataque que criam, os unionistas viram-se surpreendidos por um bem organizado adversário, que inaugurou o marcador a meio da etapa inicial.

Continuando a porfiar, nunca abdicando de procurar alterar o resultado a seu favor, os tomarenses intensificaram, na metade complementar, a sua pressão, vindo a restabelecer a igualdade, na conversão de uma grande penalidade, à entrada dos dez minutos finais (isto, precisamente depois de os abrantinos terem acertado nos ferros da baliza). Indo, então, em busca do golo da vitória, a formação tomarense viria a ser duramente penalizada com novo golo sofrido, praticamente ao “cair do pano”, numa altura em que era já muito escassa a possibilidade de recuperação.

A salientar, ainda, o triunfo averbado pelo Fazendense em Mação, também por 2-1, com a turma das Fazendas de Almeirim a confirmar que pretende intrometer-se na disputa das posições cimeiras da pauta classificativa.

Surpresas – A grande surpresa da jornada foi protagonizada pelo Rio Maior – que, na semana anterior, denotara grande fragilidade, ante o U. Tomar –, indo vencer a Samora Correia por inesperado 3-2, somando preciosos pontos, que lhe poderão permitir estabilizar.

Também no Pego terá ocorrido relativa surpresa, com o Riachense a repetir o triunfo alcançado na última vez que ali se tinham defrontado, então na fase final de apuramento de Campeão e de promoção da II Divisão, da época passada, ganhando por 2-1.

Não terá sido propriamente uma surpresa, mas, atendendo em especial à forma como foi alcançado o desfecho final, talvez não se esperasse já que o Amiense deixasse escapar a vitória em Ferreira do Zêzere, depois de ter chegado a dispor de dois golos de vantagem, tendo, não obstante, permitido a recuperação ao adversário, que igualou a partida, a duas bolas.

Confirmações – O Coruchense prossegue – depois da tarde má na Taça de Portugal – um percurso de alguma tranquilidade, tendo somado terceira vitória em outros tantos desafios disputado, impondo-se por 4-2 no sempre difícil reduto da Glória do Ribatejo. Com um jogo em atraso, agendado para esta quarta-feira, no qual lhe cabe receber a visita do Moçarriense, o grupo do Sorraia integra, por agora, o lote de perseguidores do líder, a par de Cartaxo, U. Tomar e Abrantes e Benfica, todos a três pontos do U. Almeirim – mas trata-se, pois, de uma diferença que até poderá ter sido já entretanto anulada quando esta edição do jornal chegar aos leitores.

Por fim, na Moçarria, o desfecho de 2-2 estará em consonância com as expectativas, mas os torrejanos até poderiam ter alcançado melhor resultado, não fossem as vicissitudes do jogo, uma vez que se viram reduzido a dez elementos ainda na primeira parte, pese embora o Moçarriense também tivesse passado pela mesma situação já na parte final da partida.

Taça do Ribatejo – Terminada a fase de grupos da prova, Benavente, U. Atalaiense, Goleganense, Espinheirense, Pontével, Alcanenense, Marinhais, Porto Alto, Ortiga e Entroncamento avançam para a fase a eliminar. Uma nota de curiosidade para a invulgar profusão de golos registada nos jogos do Forense: um total de 25 golos em três jogos, com 12 golos marcados e 13 sofridos!…

Campeonato de Portugal – Pese embora actuassem nos respectivos terrenos, Fátima e U. Santarém não evitaram a derrota, confirmando-se as dificuldades já expectáveis: os fatimenses perderam 0-2 ante o Sertanense; os escalabitanos, por tangencial 2-3, frente ao B. C. Branco.

Os dois representantes do Distrito caíram já para posições preocupantes: o Fátima, com 6 pontos em outras tantas jornadas disputadas, ocupa o 11.º posto, um ponto acima da “linha de água”; o U. Santarém, um ponto abaixo, integra um quinteto, entre o 12.º e 16.º lugares.

Antevisão – Na I Divisão Distrital, imediatamente depois do U. Almeirim-Cartaxo, o líder não tem descanso, deslocando-se a Coruche, para defrontar o Coruchense, no que poderá traduzir um aliciante novo confronto entre guias.

O embate entre Abrantes e Benfica-Amiense será outro ponto de interesse da 5.ª jornada, enquanto o U. Tomar volta a jogar em casa, recebendo o Samora Correia, visando rectificar o resultado do último jogo. O Cartaxo assume natural favoritismo na recepção ao Ferreira do Zêzere.

Tem início no fim-de-semana o Distrital da II Divisão, destacando-se as seguintes partidas: Entroncamento-Caxarias, com a estreia do novo clube da cidade ferroviária, U. Atalaiense-U. Tomar “B”, Alcanenense-Ferreira do Zêzere “B” e Pontével-Espinheirense.

No Campeonato de Portugal, o Fátima desloca-se aos Açores (Ponta Delgada), para defrontar o Sp. Ideal, esperando pontuar; enquanto o U. Santarém viaja até Condeixa, onde encontrará um dos seus actuais parceiros na tabela.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 10 de Outubro de 2019)

Entry filed under: Tomar.

Portugal – Luxemburgo (Europeu 2020 – Qualif.) Mundial de Râguebi – 5.ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2019
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: