Grandes clássicos das competições europeias – (22) Barcelona – Paris Saint-Germain

1 Outubro, 2019 at 7:00 pm Deixe um comentário

Barcelona PSG

 Época Prova Ronda       1.ª Mão                2.ª mão
1994-95 LCE   1/4  Barcelona-PSG    1-1   PSG-Barcelona    2-1
1996-97 TVT  Final Barcelona-PSG    1-0   (De Kuip, Roterdão)
2012-13 LCE   1/4  PSG-Barcelona    2-2   Barcelona-PSG    1-1
2014-15 LCE  Grupo PSG-Barcelona    3-2   Barcelona-PSG    3-1
2014-15 LCE   1/4  PSG-Barcelona    1-3   Barcelona-PSG    2-0
2016-17 LCE   1/8  PSG-Barcelona    4-0   Barcelona-PSG    6-1

      Balanço global                J    V    E    D   GM   GS
Barcelona - Paris Saint-Germain    11    5    3    3   22 – 16

O jogo mais importante entre estes dois clubes, que se têm cruzado com assiduidade nos últimos anos terá sido o da Final da Taça dos Vencedores de Taças, da época de 1996-97, no qual o Barcelona conquistou pela quarta vez o troféu, o que lhe confere destacada posição de liderança nessa competição, entretanto já extinta.

Não obstante, o que, por agora, mais perdura na memória, é a recente eliminatória da Liga dos Campeões da temporada 2016-17, na qual, depois de um categórico triunfo (4-0) dos parisienses, o Paris Saint-Germain sofreu uma inexplicável débâcle na cidade condal, saindo vergado ao peso de uma retumbante goleada por 6-1, sendo eliminado em função dos três golos sofridos após o minuto 87 (dois deles já em período de compensação)!

Não obstante o balanço global não seja fortemente desequilibrado, tal traduz-se, contudo, numa vantagem catalã em todas as eliminatórias em que os dois clubes se defrontaram, à excepção da primeira, já em 1995 (com os parisienses a ser, de seguida, afastados, nas meias-finais, pelo AC Milan), sendo que, na edição de 2014-15, o Barcelona viria a conquistar a Liga dos Campeões, sagrando-se Campeão Europeu pela 5.ª vez no seu historial.

Na época de 2012-13, teria sido certamente preferível aos catalães não ter superado – em função de dois empates – os franceses nos 1/4 de final, o que os teria poupado à humilhação de duas goleadas sofridas ante o Bayern nas meias-finais da Liga dos Campeões (4-0 em Munique e 3-0 em Camp Nou, com um aterrador agregado de 7-0!).

Dois anos volvidos, depois de se terem cruzado no mesmo grupo de apuramento, com um triunfo caseiro para cada lado, o Barcelona venceria os jogos das duas mãos, tendo tido oportunidade – na sua caminhada triunfal – de se desforrar do Bayern, igualmente nas meias-finais, “devolvendo” o 3-0 sofrido em casa.

Na recente temporada de 2016-17, a tal da épica “remontada”, o Barcelona quedar-se-ia logo na eliminatória seguinte (1/4 de final), perdendo ante a Juventus (3-0 em Turim, a que se seguiu um nulo na Catalunha).

Entry filed under: Desporto. Tags: , .

O Pulsar do Campeonato – 2ª Jornada Grandes clássicos das competições europeias – (21) Real Madrid – Manchester United

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: