Clubes portugueses nas Competições Europeias – Provas da UEFA
5 Junho, 2019 at 10:00 am Deixe um comentário
(clicar na imagem para ampliar)
Das 1.115 equipas que, em alguma ocasião, disputaram as provas da UEFA, nas suas 64 temporadas, desde a época de 1955-56, 24 são portuguesas (assinala-se que o Barreirense apenas participou na Taça das Cidades com Feiras, competição não oficialmente reconhecida pela UEFA), tendo participado num total de 1.612 jogos (na Liga Europa de 2010-11, o Sp. Braga defrontou o Benfica nas meias-finais, a duas mãos, tendo disputado a Final com o FC Porto).
Anota-se a particularidade de apenas o E. Amadora não ter disputado nunca a Taça UEFA e/ou Liga Europa, uma vez que, tendo vencido a Taça de Portugal em 1989-90, participou na Taça dos Vencedores de Taças da temporada de 1990-91.
Tendo Benfica, FC Porto e Sporting superado já a marca das 50 temporadas com participação em provas da UEFA, o Sp. Braga atingiu as 20 épocas de presença em tais competições – integrando este quarteto o “Top 100” dos principais clubes da Europa -, destacando-se assim os bracarenses do Boavista (19 temporadas), ausente desde 2002-03, tendo o último dos 100 desafios europeus dos boavisteiros (nos quais averbaram 100 pontos) sido nas meias-finais da Liga Europa, ante o Celtic.
O V. Guimarães é o quinto clube com maior “assiduidade” nas provas organizadas pela UEFA, nas quais participou em 16 épocas.
Num balanço global, os clubes portugueses conquistaram 8 troféus europeus, primeiro com o Benfica a sagrar-se bi-Campeão Europeu para, mais recentemente, o FC Porto ter bisado as conquistas na Taça dos Campeões / Liga dos Campeões e na Taça UEFA / Liga Europa, para além de ter vencido ainda uma edição da Supertaça Europeia; por seu lado, o Sporting conquistou a Taça das Taças uma vez.
Entry filed under: Desporto. Tags: Futebol, Rankings UEFA.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed