Clubes portugueses nas Competições Europeias – Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões
4 Junho, 2019 at 5:55 pm Deixe um comentário
(clicar na imagem para ampliar)
São apenas 7 os clubes portugueses – de entre um total de 513 – que, ao longo das 64 edições da competição (37 com a denominação de “Taça dos Campeões Europeus”, de 1955 a 1992; e 27 como “Liga dos Campeões, desde 1992) disputaram a principal prova de clubes da Europa.
Para além das destacadas posições ocupadas por Benfica e FC Porto, ambos integrando o “Top 10” do agregado histórico – tendo conquistado um total de 4 troféus de Campeão Europeu para Portugal – e do Sporting, também as equipas do Boavista e Sp. Braga registaram já desempenhos positivos na Liga dos Campeões, marcando presença na fase de grupos – respectivamente duas e uma vezes (no caso da equipa do Bessa, tendo alcançado inclusivamente, na época de 2001-02, a segunda fase de grupos).
Já o V. Guimarães, eliminado pelo Basel (2008-09), e o Paços de Ferreira, afastado pelo Zenit St.-Petersburg (2013-14) não conseguiram superar as eliminatórias prévias de acesso à fase de grupos da competição.
Entry filed under: Desporto. Tags: Futebol, Rankings UEFA.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed