Ranking histórico global – Provas da UEFA

3 Junho, 2019 at 11:00 am 1 comentário

Ranking global - Provas UEFA
(clicar na imagem para ampliar)

Chegamos então ao “ranking” histórico global, agregando as diversas competições promovidas pela UEFA desde a época de 1955-56 (sob as suas diferentes formulações e designações): (i) Taça dos Campeões Europeus; (ii) Taça dos Vencedores de Taças; (iii) Taça UEFA; (iv) Liga dos Campeões; (v) Liga Europa; e (vi) Supertaça Europeia.

Um escalonamento dos 50 principais clubes da história das provas da UEFA, no qual três clubes portugueses marcam posição destacada: o Benfica, num excepcional 6.º lugar – aliás, pontualmente igualado com o 5.º classificado, o novo Campeão Europeu, Liverpool -, à beira dos 500 pontos (apenas superado pelos “colossos” Real Madrid, Barcelona, Bayern e Juventus); o FC Porto, numa excelente 12.ª posição; o Sporting, num notável 22.º posto (todos com mais de 300 jogos disputados)!

Uma vez mais, apenas Espanha e Inglaterra (4 clubes cada) e Itália (3 clubes) conseguem emparceirar com Portugal, com pelo menos 3 equipas neste histórico “Top 25”.

Outra nota de realce vai para o número de temporadas com participação em tais provas organizadas pela UEFA, com o Real Madrid como recordista, com 62 (apenas falhou por duas vezes, em 1977-78 e em 1996-97), seguido de imediato pelo Benfica e pelo Anderlecht, ambos com 57 épocas em competições da UEFA.

O fantástico rol de títulos em provas da UEFA (incluindo, conforme referido, a Supertaça europeia) é encabeçado pelo mítico Real Madrid (19), seguido por Barcelona e AC Milan (14 cada) e Liverpool (que passou a somar 12 troféus).

As equipas portuguesas conquistaram já 8 títulos, com os 5 do FC Porto (2 vezes Campeão Europeu, 2 vezes vencedor da Taça UEFA/Liga Europa e uma Supertaça Europeia) a predominar, face aos 2 do Benfica e a 1 do Sporting.

A nível pontual, o Barcelona, mais directo perseguidor do Real Madrid, é penalizado por ter menos 10 épocas de participações nas competições da UEFA, contando, pois, menos 46 jogos disputados, e menos 50 pontos; no 3.º lugar do pódio, o Bayern (apenas com 49 temporadas na UEFA) está também a ampla distância dos catalães.

A propósito, atente-se na curiosidade de o clube bávaro somar nesta altura, precisamente, 100 empates e 100 derrotas…

Por seu lado, o histórico Anderlecht – que verá a sua fantástica série de 55 temporadas consecutivas com participação em competições europeias (apenas superado pelo Barcelona) interrompida na próxima época – é o clube com maior número de derrotas sofridas no historial da UEFA (143, em 402 jogos disputados)!

Também Barcelona, Juventus, Inter, Crvena Zvezda e Partizan estão muito perto de chegar às respectivas derrotas número 100 no conjunto destas provas.

Ao invés, Benfica e AC Milan estão prestes a alcançar as respectivas vitórias número 200, feito até agora atingido somente pelos cinco primeiros clubes do ranking. As equipas do Galatasaray, Partizan e Rosenborg têm já em “ponto de mira” o respectivo centésimo triunfo.

Em termos globais, o Real Madrid já superou largamente a marca dos 1.000 golos marcados (segue com 1.138), começando o Barcelona a aproximar-se igualmente de tal registo.

Entry filed under: Desporto. Tags: , .

Ranking histórico – Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões Ranking histórico global – Competições europeias

1 Comentário Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2019
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: