150 anos da FA (“Football Association”)

26 Outubro, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Comemoram-se hoje os 150 anos da instituição da FA (“Football Association”) em Inglaterra, a mais antiga associação de futebol do Mundo, constituída numa histórica reunião, realizada em Londres, na “Freemasons’ Tavern”, na Great Queen Street, entre os representantes de 12 clubes (11 dos quais viriam a ser os fundadores), da cidade de Londres e arredores, tendo por objectivo o estabelecimento de um código de regras para a regulação do futebol (até então praticado sob diferentes versões, de clube para clube):

  • Barnes FC
  • War Office (actual Civil Service FC, o único clube sobrevivente dos 11 fundadores que participaram na reunião inaugural de 1863, tendo celebrado também o seu 150.º aniversário em 2013)
  • Crusaders
  • Forest (de Leytonstone – posteriormente denominado Wanderers)
  • No Names (de Kilburn)
  • Crystal Palace (clube distinto do actualmente existente com a mesma denominação, que disputa esta época a “Premier League” inglesa)
  • Blackheath
  • Kensington School
  • Perceval House (de Blackheath)
  • Surbiton
  • Blackheath Proprietory School
  • Charterhouse (clube que, tendo sido representado na reunião, pelo seu capitão, declinaria a adesão à FA).

A FA instituiria, a “FA Cup” (comummente conhecida como Taça de Inglaterra – mais antiga competição de futebol do mundo) oito anos depois, a 20 de Julho de 1871, com a primeira final da competição a ser disputada a 16 de Março de 1872, com vitória dos Wanderers sobre os Royal Engineers por 1-0. Seria necessário esperar ainda mais 16 anos, para, em 1888, ter início a edição inaugural da Liga inglesa de futebol.

A propósito, celebraram-se também, precisamente anteontem, os 156 anos da fundação do mais antigo clube de futebol do Mundo, o Sheffield Foot-Ball Club.

Entry filed under: Desporto, Sociedade. Tags: .

Liga Europa – 3ª Jornada – Resultados e Classificações The FA – 150 – Timeline

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2013
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @2010MisterChip: Sufriendo que es gerundio. Bendito Kepa. El mejor español sobre el campo. 9 hours ago
  • RT @OFuraRedes: "O Benfica é o expoente máximo do futebol. Não houve ninguém a comprar este clube por 4 mil milhões € e a injetar €. É um c… 16 hours ago
  • RT @RespirarFutebol: A estreia de Fernando Santos em jogos oficiais pela Polónia, com Chéquia: Sofre o 1-0 aos 30 segundos! 2-0 aos 3 minut… 1 day ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: