U. Tomar – Centenário (IV)
20 Outubro, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário
(“O Templário”, 17.10.2013)
Após as participações nos campeonatos da “Liga Tomarense”, na segunda metade da década de 20, o União de Tomar apenas faria a sua estreia em provas oficiais organizadas pela Associação de Futebol de Santarém no final do ano de 1936.
Na primeira jornada do Campeonato Distrital referente à temporada de 1936-37, disputada a 18 de Outubro de 1936, a equipa unionista obteria um curioso resultado, empatando 4-4 no Tramagal, culminando uma excepcional recuperação, depois de estar a perder por quatro a zero. Recuperemos alguns excertos da notícia sobre este histórico jogo:
«Após o descanso regulamentar, o jogo recomeça e Batalha, o jogador expulso, alinha de novo, pois os dirigentes do União num gesto tão leal como desportivo que muito me apraz aqui registar, de acordo com o árbitro, consentem que aquele jogador retome o seu lugar. […]
Os unionistas parece não se conformarem com o 3-0; desenvolvem grande actividade e dominam, mas a sorte não os protege e é ainda o Tramagal que, numa «fuga», marca o seu 4.º ponto.
Uma grande derrota parece avizinhar-se.
Há uma pequena modificação na linha da frente do União: Léo troca com Elísio e o ataque melhora sensivelmente. O União exerce agora forte pressão e vê os seus esforços coroados de êxito com a marcação do seu primeiro ponto por intermédio de Léo.
O Tramagal esforça-se para deter o impetuoso ataque do União mas não o consegue e a pouco e pouco vai cedendo terreno. O União insiste no ataque e Ramos alveja as redes do Tramagal com um bom pontapé; e assim, os unionistas já cheios de moral, redobram de energia e num formidável arranco conseguem enfiar mais duas bolas.
E todos estes goals marcados em menos de 20 minutos!
Os grupos estão empatados a 4 bolas, faltam poucos minutos para terminar.
Ambos procuram o ponto da vitória; a bola corre velozmente de um para outro campo, mas são inúteis mais esforços, pois o árbitro assinala o fim e o encontro termina com um empate de 4-4, com manifesta superioridade técnica e territorial do União em quási toda a segunda parte do encontro.»(1)
____________
Entry filed under: Tomar.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed