U. Tomar – Centenário (IV)

20 Outubro, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário

(“O Templário”, 17.10.2013)

Após as participações nos campeonatos da “Liga Tomarense”, na segunda metade da década de 20, o União de Tomar apenas faria a sua estreia em provas oficiais organizadas pela Associação de Futebol de Santarém no final do ano de 1936.

Na primeira jornada do Campeonato Distrital referente à temporada de 1936-37, disputada a 18 de Outubro de 1936, a equipa unionista obteria um curioso resultado, empatando 4-4 no Tramagal, culminando uma excepcional recuperação, depois de estar a perder por quatro a zero. Recuperemos alguns excertos da notícia sobre este histórico jogo:

«Após o descanso regulamentar, o jogo recomeça e Batalha, o jogador expulso, alinha de novo, pois os dirigentes do União num gesto tão leal como desportivo que muito me apraz aqui registar, de acordo com o árbitro, consentem que aquele jogador retome o seu lugar. […]

Os unionistas parece não se conformarem com o 3-0; desenvolvem grande actividade e dominam, mas a sorte não os protege e é ainda o Tramagal que, numa «fuga», marca o seu 4.º ponto.

Uma grande derrota parece avizinhar-se.

Há uma pequena modificação na linha da frente do União: Léo troca com Elísio e o ataque melhora sensivelmente. O União exerce agora forte pressão e vê os seus esforços coroados de êxito com a marcação do seu primeiro ponto por intermédio de Léo.

O Tramagal esforça-se para deter o impetuoso ataque do União mas não o consegue e a pouco e pouco vai cedendo terreno. O União insiste no ataque e Ramos alveja as redes do Tramagal com um bom pontapé; e assim, os unionistas já cheios de moral, redobram de energia e num formidável arranco conseguem enfiar mais duas bolas.

E todos estes goals marcados em menos de 20 minutos!

Os grupos estão empatados a 4 bolas, faltam poucos minutos para terminar.

Ambos procuram o ponto da vitória; a bola corre velozmente de um para outro campo, mas são inúteis mais esforços, pois o árbitro assinala o fim e o encontro termina com um empate de 4-4, com manifesta superioridade técnica e territorial do União em quási toda a segunda parte do encontro.»(1)

____________

(1) Cf. “Cidade de Tomar”, 25 de Outubro de 1936 – Crónica de Teófilo Vasco
Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O pulsar do campeonato – 4ª jornada Sorteio do “Play-off” de apuramento para o Mundial 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2013
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: