U. Tomar – Centenário (III)
13 Outubro, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário
(“O Templário”, 10.10.2013)
Em partida a contar para a segunda jornada da “Liga Tomarense” dessa mesma época de estreia do União de Tomar na competição (1924-25), era anunciado:
«Hoje 23 [de Novembro de 1924] jogam em primeiras categorias o Victoria Foot-Ball Club contra União Foot-Ball Comercio Industria. Consta-nos que o Victoria traz para este encontro elementos de Vila Franca de Xira. O União pelo contrario joga este desafio com elementos de categoria inferior.»(1)
E, não obstante a prudência revelada na antevisão da partida, o União de Tomar viria mesmo a obter o que constituiria o primeiro triunfo da sua história em jogos de competições oficiais:
«União vence Victoria 1-0
Com regular assistência efectuou-se no passado dia 23, este encontro. O onze do União ia composto com 5 elementos de 2.as categorias e o Victoria reforçou a sua linha habitual com um guarda-rede e um medio centro de Vila Franca.
O dominio pertenceu sempre ao União, chegando a engarrafar o Victoria nitidamente nos primeiros 25 minutos da primeira parte, tempo em que remataram inumeras vezes às redes do Victoria, fazendo-o porem com muita infelicidade. O Vitoria conseguiu tambem algumas avançadas que nada resultaram, tendo beneficiado dum «penalty» que o guarda rede do União defendeu.
O União marcou mais um ponto que o arbitro sr. Manuel de Oliveira não validou. A arbitragem foi imparcial na 1.ª parte, o que não sucedeu na 2.ª.
Mostrou-se muito indeciso nas suas resoluções, taes como o não validar o «goal» do União quando não tinha apitado anteriormente para marcar a deslocação que depois marcou. Atendeu o juiz de linha, quando não devia, pois que a bola se encontrava já em jogo.»(2)
____________
(2) Cf. “Eco Sportivo”, 7 de Dezembro de 1924
Entry filed under: Tomar.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed