Blogosfera em 2009 (III)
4 Dezembro, 2009 at 8:34 am Deixe um comentário
Coincidindo com a investidura de Barack Obama como Presidente dos EUA, Nuno Gouveia colocava termo à (excelente) cobertura do processo eleitoral no “Eleições Americanas de 2008” (ao mesmo tempo que reforçava, como referido anteriormente, o “31 da Armada” e o “Cachimbo de Magritte”).
No blogue “A Educação do meu Umbigo”, mantido por Paulo Guinote, com grande notoriedade e influência a nível da classe dos professores (mais de 5 000 visitas diárias), surgiria a ideia da formação de um grupo de 50 professores que decidiu solicitar parecer jurídico para avaliação da conformidade da nova legislação emanada do Ministério da Educação face à Lei de Bases do Sistema de Ensino.
Começavam então a surgir os primeiros blogues de candidatura ao ciclo eleitoral que se viveria em Portugal, com três eleições durante o ano: para o Parlamento Europeu, Legislativas e Autárquicas. José Sá Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, que havia sido anteriormente eleito pelo Bloco de Esquerda, dava o mote, com “Lisboa é muita gente”. Seguir-se-lhe-ia, pouco depois, o “Crónicas de Campanha”, de Laurinda Alves, candidata do MEP – Movimento Esperança Portugal ao Parlamento Europeu.
Não obstante a actividade relacionada com os media tradicionais, em concreto o lançamento de um novo jornal, Paulo Pinto Mascarenhas denotava parecer não conseguir estar muito tempo afastado da blogosfera, regressando com o “ABC do PPM”.
Luís M. Jorge dava-lhe razão, anunciando mais uma vez o termo do seu “Vida Breve”… que logo (uns meses depois) retomaria a existência.
Por seu lado, Marina Costa Lobo iniciava o “Tempo Político”, um blogue «sobre política, entre ciência e actualidade»; manteria actividade esparsa até final de Outubro.
A 24 de Janeiro, o Twitter era objecto de destaque no Público, num artigo de Patrícia Silva Alves, com o lead: «Sete deputados e a Presidência da República activaram, no início de Janeiro, contas no Twitter, uma rede de microblogging na Internet. O desafio foi lançado pela jornalista Anabela Neves».
O primeiro mês do ano terminava com o fecho do “Tecnopolis”, de João Pedro Pereira, então também a caminho do novo jornal i.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2009.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed