Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXIX)
13 Maio, 2008 at 8:50 am Deixe um comentário
![]()
Mais uma semana, mais um dia de Primárias para designação do candidato Democrata às eleições presidenciais dos EUA. Hoje é a vez do Estado de West Virginia, elegendo apenas 28 delegados à Convenção.
Numa altura em que a nomeação parece não ser mais do que uma quimera para Hillary Clinton, a candidata continua a reclamar a sua continuidade na disputa até ao final, pelo menos até que todos os Estados tenham oportunidade de exercer o seu direito de voto.
Na contagem geral, Barack Obama dispõe de um total acumulado de 1 594 delegados eleitos; Hillary Clinton conta apenas com 1 423.
Tendo passado – pela primeira vez desde o início desta contenda – a liderar também em termos de intenções de voto declaradas pelos “Superdelegados” (281 face a 276,5), Barack Obama começa a aproximar-se do “número mágico” necessário à nomeação (2 025): de acordo com estas contagens, necessitaria apenas de 150 delegados (numa altura em que falta eleger 217 representantes… e conhecer o sentido de voto de outros 238,5 “Superdelegados” – ou seja, necessitará de menos de 1/3 dos “eleitores” ainda por atribuir).
Não obstante, no que respeita especificamente à votação de hoje, as últimas sondagens continuam a conceder um enorme favoritismo a Hillary Clinton (creditada com 56 a 60 %, face a apenas 24 a 27 % a favor de Barack Obama), no que deverá constituir portanto um dos piores resultados de Obama.
Entry filed under: Eleições EUA - 2008.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed