Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXVIII)
6 Maio, 2008 at 8:50 am Deixe um comentário
Prossegue a contagem decrescente até à Convenção Democrata de Denver (a realizar de 25 a 28 de Agosto), hoje com votações em mais dois Estados: North Carolina e Indiana, onde estarão em disputa, respectivamente, 115 e 72 delegados – ou seja, quase metade do total de 404 delegados ainda por eleger (quando ficarão a faltar apenas as votações nos Estados de West Virginia, Kentucky, Oregon, Montana e South Dakota e no Estado associado de Porto Rico).
Depois da votação realizada no passado Sábado no território de Guam, em que os candidatos repartiram equitativamente os 4 delegados, Barack Obama passou a somar um total de 1 494 delegados eleitos, enquanto que Hillary Clinton conta agora com 1 336 eleitos.
As eleições de hoje não provocarão alterações relevantes na contagem global do número de delegados eleitos por cada candidato.
Não obstante, podem vir a revelar-se de importância crucial: tendo constado sistematicamente em vantagem nas sondagens relativamente ao Estado de Indiana, Hillary Clinton surge agora em posição desfavorável na sondagem mais recente, atribuindo a liderança a Barack Obama, por 44 % / 42 %; praticamente um “empate técnico”, revelando tanto maior incerteza quanto os estudos imediatamente precedentes – também ontem divulgadas – colocam ainda Hillary Clinton em vantagem (49 % / 43 % e 48 % / 44 %).
Já no Estado de North Carolina, não são esperadas surpresas, com Barack Obama a ser creditado nas últimas sondagens com uma vantagem oscilando entre 3 % e 10 % (48 % / 40 %; 48 % / 45 %; e 53 % 43 %).
A confirmarem-se as últimas tendências, na eventualidade de duas hipotéticas vitórias de Obama, tal constituiria um sério revés nas aspirações de Hillary Clinton, numa altura em que a vantagem de que sempre beneficiou a nível de “Superdelegados” parece esvair-se.
Entry filed under: Eleições EUA - 2008.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed