Mundial de Râguebi – 1/2 Finais (Act.)
14 Outubro, 2007 at 9:45 pm Deixe um comentário
13.10.07 – França – Inglaterra – 9-14
14.10.07 – África do Sul – Argentina – 37-13
A favorita selecção da África do Sul defrontou hoje, nas 1/2 Finais do Campeonato do Mundo de Râguebi, a outra equipa que contava por vitórias os jogos até agora disputados, a Argentina, não tendo tido dificuldade em impor a sua superioridade, beneficiando para tal de alguma falta de rotina da selecção sul-americana no que respeita a jogos a este nível.
Aproveitando as falhas argentinas, a África do Sul vencia já claramente ao intervalo, por 24-6, com três ensaios concretizados (aos 7, 32 e 40 minutos).
No início da segunda parte (aos 45 minutos) a Argentina ainda conseguiria reduzir para 24-13 – com um ensaio de decisão difícil para os árbitros -, fazendo renascer a esperança… que podia ter sido reforçada caso tivesse transformado uma penalidade, iam decorridos 53 minutos.
Contudo, dois pontapés bem colocados da África do Sul (aos 71 e 75 minutos), seguidos (aos 76 minutos) de mais um ensaio, fariam desnivelar o resultado, com os jogadores argentinos a perder o controlo das emoções, adoptando alguns comportamentos incorrectos (em resposta a uma falta grosseira de um sul-africano) e o árbitro (benevolentemente) a ter de recorrer aos cartões amarelos; felizmente, tudo acabaria em bem.
Desta forma, na Final do próximo Sábado, a disputar no Stade de France, em Paris, África do Sul e Inglaterra voltarão a defrontar-se, depois da humilhante derrota imposta pelos sul-africanos na fase de Grupos (36-0). No jogo de apuramento do 3º e 4º lugares, também uma “repetição”, com a Argentina e a França a encontrarem-se de novo.
Na partida das 1/2 Finais ontem disputada, a França recebeu no Stade de France a “eterna rival” Inglaterra.
Num jogo sem transmissão televisiva directa – de que vale adquirir os direitos de transmissão do Mundial, se, depois, o râguebi acaba sempre por ser a segunda opção (tal como ocorrera na semana passada com o França – N. Zelândia)? – a Inglaterra entrou “a todo o gás”, convertendo um ensaio logo ao segundo minuto (beneficiando de uma falha incrível de um defesa francês, traído por um ressalto de bola no chão, quase em cima da linha de ensaio), colocando o marcador em 5-0.
A França, surpreendida, conseguiria não obstante reduzir para 3-5 ainda antes dos 10 minutos, na conversão de uma penalidade, para – aos 18 minutos -, passar para a frente no marcador, com 6-5, mercê de nova penalidade. O resultado não sofreria alteração até final do primeiro tempo, muito devido à desinspiração de Wilkinson, com três pontapés falhados (tal como de Beauxis, com apenas duas conversões em cinco tentativas).
Beauxis, que, com nova penalidade, logo aos 4 minutos da segunda parte, ampliaria a vantagem francesa para 9-5… para, 3 minutos volvidos, Wilkinson conseguir finalmente a sua primeira transformação, reduzindo para a diferença mínima, colocando o marcador em 8-9.
Michalak, que substituira Beauxis aos 51 minutos, falharia um pontapé dois minutos depois. Com o jogo pouco fluido, devido a inúmeras substituições, a partida ia-se aproximando do seu termo… quando, a 5 minutos do fim (e já depois de ter falhado novamente aos 59 minutos), Wilkinson “dava a volta ao resultado”, colocando a Inglaterra a vencer por 11-9; para, aos 78 minutos, fixar o resultado final em 14-9, garantindo à Inglaterra (Campeão do Mundo em título) nova presença na Final, para desespero dos adeptos franceses.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed