BLOGOSFERA EM 2006 (VIII)
29 Novembro, 2006 at 8:58 am Deixe um comentário
A 18 de Abril é anunciada a criação de um fórum sobre Podcasting e Podcasts para a Comunidade Portuguesa, visando disponibilizar informação sobre os vários podcasts portugueses, onde seria possível encontrar anúncios de novos programas, notícias sobre podcasting e até alguns contactos de podcasters.
Numa evocação lançada pelo Rua da Judiaria e Miniscente, e debatida, entre outros, pelo Adufe, A Origem das Espécies, Quase em Português e Tugir, relembra-se, a 19 de Abril, o 5º centenário do “Pogrom de Lisboa”.
“No “pogrom” de Lisboa de 19 de Abril de 1506, durante o reinado do Rei Manuel I de Portugal, um “cristão-novo” (judeu obrigado a converter-se ao catolicismo sob pena de morte) expressa as suas dúvidas sobre as visões milagrosas na Igreja de S. Domingos em Lisboa. Como consequência, cerca de 4000 judeus, homens, mulheres e crianças, foram massacrados pela população católica, incitados por frades dominicanos. Os judeus foram acusados entre outros “males”, de deicídio e de serem a causa da profunda seca que assolava o país. A matança durou três dias. No seguimento deste massacre, do clima de crescente Anti-Semitismo em Portugal e do estabelecimento da Inquisição, (o tribunal da Inquisição entrou em funcionamento em 1540 e perdurou até 1821) muitas famílias judaicas fugiram do país.”
Para além das “polémicas” (também aqui), é fundamental ler as entradas no “Rua da Judiaria” (O Massacre de Lisboa – I, II, III, IV, V, VI e VII).
O Público assinalava a data, referindo a iniciativa de Nuno Guerreiro (Rua da Judiaria):
Judeus assinalaram 500 anos de massacre “esquecido” em Lisboa
19.04.2006 – 22h19 Lusa
“Uma oração hebraica e algumas velas acesas junto a uma oliveira marcaram hoje a evocação dos 500 anos do massacre de milhares de judeus em Lisboa, em que participaram algumas dezenas de membros da comunidade judaica. No largo de São Domingos, vários judeus, alguns usando o tradicional “kippah” na cabeça, juntaram-se em oração lembrando o “pogrom”, o massacre que começou na igreja que ali se encontra, seguindo um apelo lançado pelo blog Rua da Judiaria. […]”
Também o Diário de Notícias evocava a data, com o artigo “500 anos para lembrar e pedir perdão”:
“Sejamos honestos… Há alguém que goste de judeus?” A frase não é de um dos frades dominicanos que terão incitado as gentes lisboetas ao massacre de 4 mil cristãos-novos, em 1506, durante a “semana santa”. Não tem cinco séculos, nem sequer um: é de há dias, escrita na Internet como comentário anónimo à iniciativa de Nuno Guerreiro Josué, que no seu blogue ruadajudiaria.blogspot.com propôs o assinalar da data com uma vigília no Rossio. […]”
Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed