BLOGOSFERA EM 2006 (VI)
27 Novembro, 2006 at 8:33 am Deixe um comentário
É então apresentado pelo Governo o programa “Simplex”, um conjunto de 333 medidas de desburocratização, que, naturalmente, viria a ser amplamente debatido na blogosfera.
A 2 de Abril, é anunciado o fim d’O Acidental.
No dia 5, no Abrupto, numa iniciativa inédita na blogosfera portuquesa, inicia-se a pré-publicação de uma edição da “Guerra & Paz Editores”, excertos do novo livro de Agustina Bessa-Luís.
No mesmo dia, Clara Ferreira Alves publica artigo no “Diário Digital”:
“Os jornais ainda não encontraram a fórmula para combater os seus dois inimigos, a televisão e a net, incluindo esse novo mundo da blogosfera, que será em breve um velho mundo e sofrerá o seu backlash. A blogosfera é um saco de gatos que mistura o óptimo com o rasca e acabou por tornar-se um prolongamento do magistério da opinião nos jornais. Num qualquer blogger existe e vegeta um colunista ambicioso ou desempregado ou um mero espírito ocioso e rancoroso. Dantes, a pior desta gente praticava o onanismo literário e escrevia maus versos para a gaveta, agora publicam-se as ejaculações. Mas, sem querer estar aqui a analisar a blogosfera e as suas implicações, nem a evidente vantagem dessa existência e da qualidade e liberdade que revela por vezes, destituindo do seu posto informativo os jornais e televisões aprisionados em formatos e vícios, o resíduo principal de tudo isto é que os jornais mudaram, e muito, e mudaram muito rapidamente. Parafraseando Pessoa na hora da morte, We know not what tomorrow will bring.”
A 6 de Abril, na revista “Sábado”, José Pacheco Pereira analisa um estudo da Marktest sobre a leitura de blogues (questão também debatida por David Justino, no Quarta República), colocando «sérias reservas», nomeadamente em função das premissas em que se baseou a recolha da amostra.
No dia 8, menos de 3 meses depois do seu “regresso” e na sequência de uma reduzida participação, Daniel Oliveira abandona o Aspirina B… anunciando que regressará em breve, com outro projecto. O Arrastão viria a surgir pouco tempo depois…
No dia seguinte, nasce o Extratexto, blogue dedicado à edição, indústria editorial e ao mercado do livro em Portugal.
Ao mesmo tempo, no Íntima Fracção, Francisco Amaral publicava uma relação de temas musicais, colocando à eleição dos seus leitores a indicação dos que deveriam constar numa colectânea dos 22 anos do prestigiado programa radiofónico.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed