KIRIBATI
26 Outubro, 2006 at 8:44 am Deixe um comentário
Kiribati (outrora designado por Ilhas Gilbert) é um país localizado nas regiões da Polinésia e Micronésia, ocupando uma vasta área do Oceano Pacífico, com 3 arquipélagos principais, praticamente ao nível do mar, raramente excendendo os 6 metros em termos de altitude: Ilhas Gilbert (16 atóis), Ilhas Phoenix (8 atóis, situadas a cerca de 1 800 km) e Ilhas da Linha (11 atóis, a cerca de 3 300 km) – para além de uma ilha vulcânica isolada, Banaba.
A sua dispersão – não obstante a reduzida superfície terrestre (apenas 717 km2, um dos mais pequenos países do mundo, com uma população de cerca de 95 000 habitantes) – faz com que a sua zona marítima seja superior a 3,5 milhões de km2.
Tem fronteira marítima com as Ilhas Marshall (a Noroeste), com a Polinésia francesa (a Sueste), com Tuvalu (a Sul) e com Nauru (a Oeste), para além de possessões dos EUA.
Descoberto pelos europeus apenas no início do século XIX, tornou-se um protectorado britânico em 1892 (juntamente com as ilhas Ellice), passando a ser uma colónia em 1916. As Ilhas Ellice adquiriram a independência em 1978, sob o nome de Tuvalu, enquanto as antigas Ilhas Gilbert alcançariam a independência em 1979, com a nova denominação de Kiribati.
A capital localiza-se em Baikiri, no atol de Tarawa. As línguas oficiais são o inglês e o kiribati. A moeda utilizada é o dólar australiano.
As ilhas abrangem três fusos horários; TMG/UTC + 12; TMG/UTC + 13; e TMG/UTC + 14. Circundando o meridiano de 180º, que marca a linha de mudança de data (próximas também, por outro lado, da linha do Equador, com parte das ilhas situadas ligeiramente a Norte e, outras, no hemisfério Sul), o Presidente decidiu, a partir de 1995 – com o argumento “oficial” de fazer com que o país deixasse de viver “simultaneamente” com duas datas diferentes, em função da localização das ilhas – alterar o fuso horário dos 2 arquipélagos mais “orientais” (deslocando a referida linha em cerca de 1000 km, para além dos 180º Este, ou seja, entrando nos meridianos de longitude Oeste), o que permitiu que deixassem de ser os últimos a chegar ao ano 2000, passando o país, ao invés, a ser o primeiro a entrar no novo milénio (em 2001) – efectivamente, a longitude da antiga Ilha Caroline (entretanto rebaptizada com o nome de Ilha do Milénio), ou seja, 150º Oeste, deveria corresponder ao fuso UTC – 10 horas… (tendo adoptado o fuso UTC + 14, tem a mesma hora das ilhas do Hawaii, mas com um dia de avanço!).
(via http://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmfusos.htm)
http://www.tlfq.ulaval.ca/AXL/pacifique/kiribati.htm
http://www.trussel.com/f_kir.htm
http://www.janeresture.com/kirihome/index.htm
Entry filed under: Da Vinci.
Subscribe to the comments via RSS Feed