VANUATU

25 Outubro, 2006 at 1:43 pm Deixe um comentário

VanuatuOutrora denominado como arquipélago das “Novas Hébridas”, sendo governado conjuntamente pelo Reino Unido e pela França, Vanuatu (“Terra Eterna”) tornou-se independente em 1980, sendo a “capital turística” da Melanésia, com actividades diversificadas, como “scuba diving”, natação, snorkeling, kayak, windsurf, vela, hipismo, golfe, tendo sido a região original do “Bungee jumping”. Dispõe ainda de casinos, “resorts” turísticos e “duty-free shops”. É também famoso pelas suas selvas.

Com fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão (a Norte), com a Nova Caledónia (a Sul) e com a Ilhas Fiji (a Leste) – distando cerca de 2 445 km a Nordeste de Sidney e 800 km a Oeste das Ilhas Fiji –, compreende 83 ilhas (10 principais e, as restantes, pequenas ilhas – num total de 63 ilhas habitadas) que se estendem por uma extensão de 1300 km, essencialmente de origem vulcânica e com clima tropical, subsistindo vulcões activos nomeadamente nas ilhas de Tanna, Ambrym, Ambae, Lopevi, e Gaua.

Tem uma superfície total de cerca de 12 200 km2 (de que as ilhas de Espiritu Santo e Malekula representam cerca de metade), dispondo de cerca de 200 000 habitantes, com capital em Port-Vila, situada na ilha de Éfaté, sendo a outra cidade principal a de Luganville. Para além da cosmopolita capital, destacam-se a cultura tribal e o vulcão activo em Tanna, no Sul e Santo, a Norte, uma atracção para os praticantes de “scuba dive”.

As línguas faladas no país são o inglês, o francês (antigos colonizadores) e o bislama (idioma crioulo, evoluído a partir do inglês).

O fuso horário é o de TMG + 11 horas. A Air Vanuatu tem voos para Port-Vila a partir de Sidney, Nouméa (Nova Caledónia), Brisbane, Honiara (Ilhas Salomão) e Auckland (N. Zelândia).

Cronologia

1606 – O explorador espanhol Pedro Fernández de Quirós visita Espiritu Santo
1774 – O Capitão Cook elabora o primeiro mapa do grupo das Novas Hébridas
1882 – Companhias francesas começam a adquirir terras
1902 – Os britânicos e franceses instalam-se no território
1906 – Estabelecido o controlo conjunto de Reino Unido e França sobre as Novas Hébridas
1942 – EUA instalam bases militares contra o Japão
1980 – Independência de Vanuatu

Algumas páginas a visitar:

http://www.vanuatutourism.com/
http://www.vanuatuatoz.com/
http://www.southpacific.org/gallery/van_tanna.html
http://www.pacific-travel-guides.com/vanuatu/index.html
http://www.mapsouthpacific.com/vanuatu/index.html

Entry filed under: Da Vinci.

“DESFAÇATEZ” "RETROVISOR"

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2006
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: