PALAU
24 Outubro, 2006 at 1:52 pm Deixe um comentário
A República de Palau tornou-se uma nação independente em 1 de Outubro de 1994, beneficiando da implementação de um estatuto de livre associação em relação aos EUA, sendo portanto um dos países mais jovens do planeta.
Localiza-se entre 2 a 8 graus Norte de Latitude e entre 131 a 135 graus Leste de Longitude (o país mais a Oeste desta pequena série que me proponho “visitar”), distando cerca de 500 milhas das Filipinas (a Oeste) e da Papua Nova Guiné (a Sul).
É composta por mais de 340 ilhas, principalmente de origem vulcânica, circundadas por barreiras de corais, das quais apenas 9 habitadas (Babeldaob, Kayangel, Koror, Peliliu, Angaur, Sonsorol, Pulo Anna, Hatohobei, e Helen Reef), com uma área de apenas cerca de 460 km2, sendo um dos locais mais privilegiados do mundo para a prática de mergulho.
A capital localiza-se em Koror, onde vivem 2/3 dos 20 000 habitantes de Palau. As línguas utilizadas são o Palauense e o Inglês.
Inicialmente povoado por migrantes da actual Indonésia, há mais de 4 000 anos atrás, seria visitada por negociantes britânicos no século XVIII, a que se seguiu a influência espanhola no século XIX; com a derrota espanhola na guerra hispano-americana, Palau foi vendido à Alemanha, em 1899. Passou a ser dominado pelo Japão em 1914, até que, em 1947, ficou sob controlo dos EUA.
Em termos de fuso horário, encontra-se 9 horas adiantado em relação à hora do Meridiano de Greenwich (mesmo fuso do Japão).
Aqui ficam algumas “portas abertas” para a visita a esta verdadeira “jóia do Pacífico”:
http://www.visit-palau.com/
http://www.pbs.org/edens/palau/
http://www.janeresture.com/palau/Palau.htm
http://www.expeditionfleet.com/liveaboard/palau_liveaboard.htm
Entry filed under: Da Vinci.
Subscribe to the comments via RSS Feed