“UM DIA A FALAR DE IMAGENS”
17 Outubro, 2006 at 8:27 am Deixe um comentário
Surge hoje uma nova colecção de livros, “A Construção do Olhar,” nas Edições 70.
Isso é motivo para Um dia a falar de imagens, na Universidade Nova (entre as 10 e as 18 horas).
“Como podemos – ainda – acreditar nas imagens? Como podemos considerá-las testemunhas absolutas se temos por evidente que a imagem não é a coisa, o mapa não é o território?”
Esta frase é um destaque do livro de Monique Sicard, A Fábrica do Olhar: Imagens de ciência e aparelhos de visão, séculos XV-XX, o primeiro livro desta nova colecção, sobre imagem. Esta obra foi considerada um dos cinquenta melhores ensaios e o melhor ensaio de ciência, em França, em 1998, ano em que foi editada pelas Éditions Odile Jacob.
A colecção “A Construção do Olhar” procurará dar seguimento à concepção que as imagens se completam com as palavras: para falar de uma imagem são precisas mil palavras, diz-se. Esta é a razão maior para a colecção: publicar palavras sobre as imagens, os olhares, os ecrãs, os modos de as fabricar, de as ler e usar. Palavras que possam ser contributos para construir o olhar, para nos revelar modos de ver. Palavras que se ambiciona nos ajudem a não perecer num tsunami de imagens: as imagens, sem palavras e sem outras formas de apropriação e expressão, podem ter efeitos devastadores.
Em 2007 e 2008 serão publicadas obras de João Lopes, Francisco Teixeira da Mota e Jorge Leitão Ramos, Ema Sofia Leitão, Rogério Santos e Serge Tisseron.
A colecção “A Construção do Olhar” é dirigida por José Carlos Abrantes, actualmente Provedor dos Leitores do Diário de Notícias.
Ver informações mais detalhadas em www.josecarlosabrantes.net ou em Mestiçagens.
Entry filed under: Media e Comunicação.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed