"O PROCESSO DO ALARGAMENTO"
“Não é de estranhar que tenham passado 15 anos desde a queda do comunismo em 1989 até a adesão à União. O processo de ajustamento para satisfazer as condições de adesão pode ser difícil e moroso.
O Reino Unido fez duas tentativas antes de aderir em 1973 juntamente com a Dinamarca e a Irlanda. A Grécia aderiu em 1981, seis anos após ter apresentado o pedido de adesão, ao passo que Espanha e Portugal aderiram em 1986 após dez anos de esforços. Já a adesão da Áustria, da Finlândia e da Suécia em 1995 foi um processo relativamente rápido.
Os novos Estados-Membros da Europa Central e Oriental tiveram que percorrer um longo caminho. Não tinham estruturas políticas, económicas e jurídicas estabelecidas que permitissem a sua rápida adesão à União. Era, por conseguinte, óbvio que o processo de adesão levaria tempo, apesar de os líderes da União terem começado a enviar sinais políticos positivos para os encorajar à adesão pouco após a queda do muro de Berlim em 1989. A primeira prioridade era ajudar os candidatos a avançarem para uma economia de mercado e para uma democracia pluralista estável. As negociações de adesão propriamente ditas só se iniciaram mais tarde, em Março de 1998.”
“A Europa em movimento”, Comissão Europeia
[1255]
Entry filed under: Internacional.



