EURO 2004 (XXI) – 1980
26 Abril, 2004 at 7:15 pm 1 comentário
Pela primeira vez, o país organizador (Itália) passou a estar apurado de “ofício” para a fase final – a partir da VI Edição do Campeonato da Europa -, com novo formato, com 8 “finalistas”, repartidos em 2 grupos, com os vencedores de cada grupo a disputar a Final.
Tal implicou um “rearranjo” dos grupos da fase de qualificação (reduzidos de 8 para 7, apurando-se o vencedor de cada grupo); com 32 participantes (apenas 31 sujeitos a disputar a qualificação), foram divididos em 3 grupos de 5 países e 4 grupos de 4 equipas.
A RFA tornou-se o primeiro país a bisar a conquista do Campeonato da Europa, tendo, para tal, de vingar a derrota frente à Checoslováquia na edição anterior.
A equipa “da casa”, a Itália, seria novamente afastada por uma surpreendente Bélgica, vencedora do grupo na fase final, também à frente da Inglaterra e Espanha, acabando por baquear na final contra a “técnica da força” de Hrubesch, Kaltz, Rummenigge “e companhia”.
Portugal voltou a primar pela irregularidade, sendo novamente eliminado na fase de qualificação, pela Bélgica, ficando ainda atrás da Áustria, terminando portanto em 3º lugar no grupo. Depois do empate inicial em casa com a Bélgica, conseguiria uma importante vitória na Áustria, para além de duas vitórias sobre a Noruega, mas deitaria tudo a perder nos dois últimos jogos, com a derrota caseira com a Áustria e uma “mini-goleada” sofrida na Escócia (1-4).
“Goleadas” que ficaram, desta vez, “a cargo” de Malta (0-8 com a RFA e 0-7 com o P. Gales) e do Chipre (0-5 com a Espanha e Jugoslávia), tendo ainda a Grécia (que venceria um grupo muito equilibrado – em que a URSS seria última classificada -, apurando-se para a fase final) derrotado a Finlândia por 8-1.
[1245]
Entry filed under: Euro-2004.




1.
LMG | 27 Abril, 2004 às 1:53 am
Foi o campeonato do Pfaff, guarda redes da Belgica. Que grande torneio realizou o belga.