MONARQUIAS EUROPEIAS (VII)
A Noruega, sob o domínio dos reis da Dinamarca desde o século XIV, seria cedida em 1814 à Suécia, até que a união entre os dois países se extinguiu em 1905.
O príncipe Carl, filho do Rei da Dinamarca e da princesa da Noruega e da Suécia, ascenderia ao trono, na sequência de um referendo, adoptando o nome de Haakon VII.
Após a invasão da Noruega pelas tropas alemãs em 1940, o rei teve de abandonar o país, tendo criado um governo no exílio, em Londres. Apenas regressaria à Noruega com o termo da II Guerra Mundial. Em 1957, suceder-lhe-ia o filho, Olavo V.
Harald V, actual Rei, nasceu em 1937, tendo vivido no exílio em Washington durante a II Guerra Mundial. Após o regresso à Noruega, seguiu uma carreira militar; mais tarde, estudaria ciências políticas, história e economia em Oxford. Sucedeu ao seu pai em 1991.
Casara entretanto com Sonja, então vendedora numa loja de confecções; apenas em 1968, após deliberação no Parlamento, adquiriria o direito ao título de Princesa. Teriam dois filhos: Marta Luísa e o príncipe Haakon Magnus.
Por emenda constitucional de 1990, foi deliberada a permissão de ascensão ao trono por mulheres, mas apenas para os nascidos após essa data.
Desta forma, o herdeiro actual é o príncipe Haakon, que iniciou também uma carreira militar, após o que estudou ciências políticas na Califórnia. Desempenhou entretanto funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Em 2001, casou com Mette-Marit, uma jovem mãe-solteira.
P. S. Novo agradecimento, ao Microcosmos, mais um bom “blogue” no “Sapo”.
[1171]
Entry filed under: Tema livre.



