MONARQUIAS EUROPEIAS (V)
O Grão-Ducado do Luxemburgo nasceu em 1815, após as guerras napoleónicas, tendo sido atribuído no Congresso de Viena ao Rei dos Países Baixos, Guilherme I.
Em 1830, juntamente com a Bélgica, o Luxemburgo rebela-se contra o domínio holandês. A Bélgica anexaria então a parte francófona, permanecendo a restante nos Países Baixos.
Apenas em 1867, pelo Acordo de Londres, seria reconhecida a independência do Luxemburgo.
A actual família reinante encontra-se no trono desde 1890.
Contudo, durante a I Guerra Mundial, o território seria ocupado pelas tropas alemãs, levando à abdicação da Grã-Duquesa Maria Adelaide em 1919 (acusada de simpatias pró-alemãs), sendo substituída pela irmã Carlota que, por sua vez, teria também, durante a II Guerra Mundial, de se exilar em Londres, onde formou um governo.
Retornaria ao país em 1945, reinando até à abdicação em 1964, a favor do filho Jean.
O actual Grão-Duque, Henrique, nasceu em 1955, tendo assumido o trono em 2000, na sequência da abdicação do seu pai. Tem exercido actividade em prol da preservação do ecossistema das Galápagos. Faz também parte do Comité Olímpico Internacional. Casara em 1981 com Maria Teresa Mestre, de origem cubana, embaixadora junto da UNESCO.
O herdeiro, Guilherme, nasceu em 1981. Passou, tal como o pai, pela academia militar britânica, estudando actualmente história e ciências políticas, também no Reino Unido.
P. S. Mais um agradecimento, a O Cafajeste.
[1156]
Entry filed under: Tema livre.



