O Pulsar do Campeonato – 28ª Jornada

7 Maio, 2023 at 11:00 am 1 comentário

(“O Templário”, 04.05.2023)

Há uma semana aqui tinha deixado escrito que seria uma possibilidade “remota” a de o Amiense vir ainda a chegar ao título. Pois, no futebol como na vida, num ápice tudo pode mudar – mea-culpa, que com os anos que levo a acompanhar o futebol, já vi ocorrer tantas improbabilidades, que, de facto, não deverá nunca, antecipadamente, excluir-se qualquer cenário.

De facto, o conjugar de resultados da antepenúltima ronda, com os candidatos ao título, U. Tomar e Fazendense, a serem, ambos, assaz inesperadamente, derrotados em casa, fez com que a turma de Amiais de Baixo tivesse recuperado, face a cada um desses dois rivais, cinco pontos de atraso em apenas dois jogos, tendo, sensacionalmente, igualado os unionistas no comando!

Subsiste, por ora, a questão de o Amiense ter desvantagem no confronto directo, o que, não obstante o “choque” com o desaire caseiro sofrido, proporciona ao U. Tomar como que uma “vida extra”, tendo mantido – mercê da derrota imposta pelo Ferreira do Zêzere nas Fazendas – a liderança do campeonato, e a posição privilegiada, de ser o único a continuar a depender só de si.

Fazendo um “ponto de ordem”: U. Tomar (dispondo este, como referido, de vantagem no critério de desempate, mercê de goleada por 4-0) e Amiense partilham agora o topo da classificação, ambos com 62 pontos, tendo-se visto o Fazendense – após 17 jornadas consecutivas em que ocupara uma das duas primeiras posições – relegado para o 3.º lugar, somente um ponto abaixo!

Destaques – Comecemos, então, por dar o devido relevo ao excelente campeonato que o Amiense vem realizando, sendo o clube com menos derrotas na competição (apenas quatro, das quais três na primeira volta). Recebendo o 5.º classificado, Mação, não vacilou, impondo-se por seguro 2-0, somando terceiro triunfo sucessivo (sexto, nas últimas sete jornadas).

Tendo apenas o 8.º ataque mais concretizador da prova, mas a segunda defesa menos batida, a formação dos Amiais beneficia de um excepcional grau de conversão dos seus golos (44) em pontos (62) – por exemplo, o U. Tomar regista uma paridade perfeita (62 golos vs. 62 pontos).

Num Domingo marcado por uma anormal propensão para resultados favoráveis aos visitantes (o Amiense foi, justamente, o único visitado a vencer), constituiu também destaque maior o triunfo averbado pelo Ferreira do Zêzere no reduto do Fazendense (repetindo o êxito da primeira volta), mercê de um solitário tento, nos últimos minutos da primeira parte, o suficiente para que os ferreirenses possam, enfim, sossegar, agora com a permanência já matematicamente garantida.

De sensação foi também o desfecho da partida entre o Alcanenense e o Cartaxo, com os cartaxeiros a ganhar por 2-1, ficando em posição muito favorável para garantir igualmente a manutenção, necessitando apenas mais um ponto – sendo que, não obstante, terão um embate crucial na próxima jornada, recebendo o Benavente, o rival directo nessa disputa (uma destas duas equipas será despromovida), necessitando os benaventenses de recuperar seis pontos de atraso.

O que, a avaliar pelo desfecho da passada semana, parece (com todas as reservas necessárias nas circunstâncias…) um cenário pouco “plausível”, atendendo à forma inequívoca como o Benavente foi desfeiteado no seu terreno, perdendo por 0-3 com o absolutamente tranquilo Torres Novas, que, ascendeu, entretanto, a um notável 8.º posto (para além da deslocação ao Cartaxo, o Benavente terá, na derradeira ronda, o “derby” municipal, enfrentando o Samora Correia).

Surpresa – Foi fértil em surpresas a 28.ª jornada, mas – para além dos triunfos já objecto de realce, averbados por Ferreira do Zêzere, Cartaxo e, em certa medida, até no caso do Torres Novas – o desfecho mais imprevisível foi a derrota caseira sofrida pelo U. Tomar ante o At. Ouriense, modesto 10.º classificado, que vinha de uma difícil vitória (por tangencial 3-2) ante o “lanterna vermelha”, tendo, no início do mês de Abril, sido goleado, no seu terreno, por 2-7, pelo Fátima…

Até ao passado Domingo o União tinha um fantástico registo de 18 vitórias em 18 jogos (!) face a todos os (dez) clubes classificados abaixo do 6.º lugar deste campeonato. Um desempenho “perfeito”, irremediavelmente “manchado” por esta derrota, num dia em que “tudo saiu mal”.

Os tomarenses quase entraram a perder, começando por ser surpreendidos com o tento adversário, logo aos onze minutos. Tendo demorado a “reentrar no jogo”, conseguiriam, ainda assim, empatar pouco depois da meia hora. Praticamente à meia hora, mas do segundo tempo, o U. Tomar operaria a reviravolta no marcador (num livre superiormente apontado por Wemerson Silva), chegando ao 2-1, pensando-se que o mais difícil estaria feito.

Porém, apenas quatro minutos volvidos, também na conversão de um livre, o conjunto de Ourém restabelecia a igualdade. Faltava ainda algum tempo (cerca de um quarto de hora, mais o período de compensação), mas, contra todas as expectativas, acabaria por ser o At. Ouriense a chegar ao golo da vitória (3-2)… ao minuto 93. Desta feita a “estrelinha” nada quis com os unionistas.

Pela positiva fica uma nota, ainda assim de grande relevância: se faltavam três vitórias para o título, passaram a faltar, agora, “apenas” duas… nos dois desafios que resta disputar, em Salvaterra de Magos e, em Tomar, ante o Mação. Tudo continua, pois, “nas mãos” do União.

Confirmações – O Águias de Alpiarça, recebendo o Samora Correia, somou nona derrota consecutiva, tendo perdido por 1-2, um registo muito negativo, que, inevitavelmente, ditou já, em termos matemáticos, a sua despromoção ao escalão secundário.

Os alpiarcenses acompanham, pois, o Entroncamento AC, também desfeiteado em casa, pelo Salvaterrense, pela mesma marca (1-2) – restando apurar o terceiro emblema a despromover.

Fátima e Abrantes e Benfica, aspirantes à final da Taça do Ribatejo – com a teórica vantagem de, na 1.ª mão das meias-finais, terem, ambos, empatado em terreno alheio – protagonizaram um empolgante embate, culminando na repartição de pontos, fruto de um certamente “entretido” 3-3.

II Divisão Distrital – A fase final da competição tem sido marcada, após a realização das suas quatro primeiras rondas (de um total de dez) por uma imprevista sucessão de goleadas, outra vez com o Tramagal em grande evidência (ganhando por 6-1 no terreno do Espinheirense), enquanto o Forense respondia à derrota da semana anterior, com um triunfo por 5-1 ante o Vasco da Gama.

Não tendo Riachense e Moçarriense desfeito o nulo, o Tramagal e o Forense repartem a liderança, com mais dois pontos que o grupo dos Riachos, estando a turma da Moçarria um ponto abaixo.

Antevisão – Neste fim-de-semana o Distrital da I Divisão dá lugar à 2.ª mão das meias-finais da Taça, com a disputa das partidas: Abrantes e Benfica-Torres Novas; e Fátima-Alcanenense.

Na II Divisão destacam-se os encontros: Tramagal- Riachense; e Moçarriense-Forense.

A fechar este artigo, aqui deixo o muito merecido destaque, extra-futebol, à fantástica proeza do Sporting de Tomar, sagrando-se vencedor da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – depois de, nas meias-finais, ter batido categoricamente o Campeão nacional em título e anterior detentor do troféu, FC Porto, impondo-se, na Final, ao Sporting –, no que constitui, não só a mais brilhante página da centenária história do clube, como um feito sem superação a nível do desporto tomarense. Um justo prémio para todos (atletas, técnicos e dirigentes) por tantos anos de esforços.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 4 de Maio de 2023)

Entry filed under: Tomar.

O Pulsar do Campeonato – 27ª Jornada Liga dos Campeões – 1/2 Finais (1.ª mão)

1 Comentário Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2023
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: