O Pulsar do Campeonato – 12ª Jornada
12 Dezembro, 2021 at 11:00 am Deixe um comentário
(“O Templário”, 09.12.2021)
Com a “COVID-19” outra vez a interferir com o normal curso da prova – implicando a necessidade de adiamento de dois dos jogos previstos para a 12.ª jornada do Distrital da I Divisão, um dos quais, colocando frente a frente o 2.º e 4.º classificados, respectivamente Rio Maior e Abrantes e Benfica, que teria sido a partida de maior cartaz – esta ronda foi como que o reverso da anterior, desta feita com triunfos de todas as (seis) equipas que actuaram nos seus terrenos.
Destaques – Numa etapa sem surpresas, tendo, de modo geral, os favoritos confirmado o seu estatuto, destacam-se as goleadas aplicadas pelo Mação (6-1) e pelo U. Tomar (4-0).
Em Mação, o conjunto local mantém-se na perseguição do duo da frente da tabela (agora, à condição, a quatro pontos do vice-líder, Rio Maior), tendo batido o “lanterna vermelha”, Ferreira do Zêzere, por concludente marca de 6-1. Foi o quarto triunfo dos maçaenses nos últimos cinco jogos para o campeonato, o que, em paralelo, lhes possibilita ampliar para cinco pontos a diferença face ao trio que se posiciona imediatamente abaixo na classificação, agora formado por Abrantes e Benfica (este com um jogo a menos), Fazendense e o supreendente Alcanenense.
Quanto ao líder, U. Tomar, estabeleceu novo “record” de vitórias consecutivas nesta edição do campeonato (cinco – a que soma uma outra no jogo da Taça do Ribatejo no feriado da passada semana): recebeu e goleou uma jovem formação do U. Almeirim, por 4-0, por coincidência o mesmo “placard” que averbara em Ferreira do Zêzere, em tal desafio da Taça.
Depois da despromoção do Nacional registou-se um desinvestimento da SAD almeirinense, tendo o clube optado por reconstituir a sua equipa, recorrendo aos jovens da formação, uma estratégia que poderá dar frutos a médio prazo, mas que, no imediato, tem associados riscos, que se traduzem, nesta altura, num preocupante antepenúltimo lugar na pauta classificativa.
Ainda assim, os tomarenses, com entrada em campo de menor fulgor face ao que vem sendo usual, experimentaram dificuldades para superar a barreira defensiva contrária, apenas tendo conseguido inaugurar o marcador à passagem da meia hora, o que viria desbloquear o jogo. O segundo tento, apontado logo a abrir a segunda parte, selou o triunfo, quebrando definitivamente a resistência adversária. Uma nota para o bis de um jovem valor unionista, Guilherme Nunes.
A merecer também realce a vitória averbada pelo Alcanenense na recepção ao Amiense, por 2-1, o terceiro êxito sucessivo do grupo de Alcanena, integrando agora o grupo que reparte o 4.º posto!
Confirmações – Igualmente expectáveis foram os triunfos obtidos por Fazendense (2-1 frente ao Benavente), Samora Correia (3-2, com o Glória do Ribatejo) e Torres Novas (também por 3-2, ante o Salvaterrense).
O conjunto das Fazendas de Almeirim conseguiu, enfim, voltar às vitórias, após três encontros sem ganhar, igualando (à condição) o Abrantes e Benfica na 4.ª posição, tendo, em paralelo, imposto ao Benavente o terceiro desaire sucessivo, baixando para 11.º.
Por seu lado, o Samora Correia igualou o Amiense – equipa que não vence há quatro jogos –, partilhando ambos, agora, o 7.º lugar.
Quando ao Torres Novas, obteve mais um importante resultado – somando terceiro triunfo nas últimas quatro rondas – o que proporcionou aos torrejanos passar a integrar um quinteto que se situa entre o 9.º e o 13.º posto, do qual fazem também parte o At. Ouriense, Cartaxo, Benavente e o Salvaterrense (este em quebra, apenas tendo somado um único ponto nas cinco jornadas).
De assinalar o grande equilíbrio que subsiste, após a disputa de 12 jornadas (40% da prova), com dez clubes escalonados num intervalo de apenas quatro pontos, entre a 4.ª e a 13.ª posição.
Mais atrasados ficaram os três últimos, U. Almeirim, Glória do Ribatejo e Ferreira do Zêzere – todos derrotados –, agora, respectivamente, a cinco, nove… e treze pontos do 13.º classificado.
Como aludido inicialmente, foram adiados os desafios entre Rio Maior e Abrantes e Benfica, e At. Ouriense e Cartaxo, sendo que o mesmo sucederá com o Abrantes e Benfica-At. Ouriense.
II Divisão Distrital – Num fim-de-semana tristemente marcado por um insólito acontecimento, com o lançamento de engenho explosivo (eventual petardo) na direcção da cabina de arbitragem, em Benfica do Ribatejo, o realce principal vai para a vitória do Forense (2-0) ante o Águias de Alpiarça, com a turma dos Foros de Salvaterra a recuperar assim a liderança da sua série.
Na série B, o Entroncamento prossegue a sua caminhada, tendo batido a U. Atalaiense por 3-1 (depois de, a meio da semana, ter vencido já na Atalaia, por 3-0, em jogo da Taça do Ribatejo), ampliando assim para sete pontos a sua vantagem na liderança, face ao Fátima, mas sendo de notar que os fatimenses contam, nesta altura, dois jogos em atraso.
Mais a Sul, Espinheirense (2-0 no Pego) e Moçarriense (3-0 ao Aldeiense) venceram com tranquilidade, continuando a repartir o comando da respectiva série, já com oito pontos de avanço.
Liga 3 – O U. Santarém, recebendo o Oliveira do Hospital, clube que o precede imediatamente na tabela, esteve em vantagem praticamente até final do desafio, mas não evitou consentir o golo do empate, no que, incrivelmente, se traduziu na sétima igualdade sucessiva registada por este adversário. Os escalabitanos mantêm-se no último lugar, a dois pontos dos oliveirenses.
Campeonato de Portugal – O Coruchense fez uma boa colheita na viagem aos Açores, ganhando por 3-2 ao Sp. Ideal, somando três pontos ao seu pecúlio (totaliza agora onze) ascendendo ao 5.º posto, a um ponto de Sintrense e Belenenses, e só dois pontos abaixo do 2.º classificado, Loures.
Antevisão – Agendada para o feriado de 8 de Dezembro, a 13.ª ronda do Distrital da I Divisão tinha como principais pontos de interesse os seguintes embates, envolvendo o trio da dianteira: Cartaxo-U. Tomar, Amiense-Rio Maior e Mação-Samora Correia.
Entretanto, disputa-se já, no fim-de-semana, a 14.ª jornada, em que pontificam os seguintes jogos: U. Tomar-Abrantes e Benfica e Fazendense-Mação; com o Rio Maior a receber o Benavente.
No escalão secundário o realce vai para as seguintes partidas, integrantes da 8.ª jornada: Vasco da Gama-Entroncamento e Abrantes e Benfica “S23”-Moçarriense.
Na Liga 3, o U. Santarém adiou o jogo da ronda agendada também para o feriado (ultima da primeira volta), frente ao Sporting “B”, recebendo, neste fim-de-semana, o Oriental Dragon, partilhando estes dois adversários, precisamente, a antepenúltima posição (9.º e 10.º) da série.
No Campeonato de Portugal, a concluir a primeira metade desta fase inicial da competição, o Coruchense terá um jogo para a história, sendo anfitrião do Belenenses (com direito a transmissão televisiva, no “Canal 11”, no Domingo, pelas 13 horas).
(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 9 de Dezembro de 2021)
Entry filed under: Tomar.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed