O Pulsar do Campeonato – 20ª Jornada

8 Março, 2020 at 11:00 am Deixe um comentário

O pulsar do campeonato - 2019-20 - 20jornada

(“O Templário”, 05.03.2020)

Se qualquer hipotética dúvida pudesse ainda subsistir sobre o desfecho do campeonato distrital da I Divisão da presente época, a 20.ª jornada dissipou-a de forma cabal, com o U. Almeirim a golear o Coruchense, ampliando para 13 pontos a sua vantagem na liderança, a maior diferença verificada entre os dois primeiros classificados, nesta fase da prova, pelo menos na última década.

Destaques – Depois do “tropeção” no Cartaxo – no que constitui a única perda de pontos até agora sofrida na presente temporada, também um “record” (57 pontos em 60 possíveis) –, o U. Almeirim fora já vencer, para a Taça, no terreno do Fazendense (agora, de novo, na 2.ª posição), a que se seguiu, de imediato, a recepção ao Coruchense, que, no entretanto, subira ao 2.º lugar.

Não vacilando, uma vez mais bastante cedo resolvendo a contenda a seu favor, os almeirinenses só pararam a contagem nos 5-0, a colocar também em evidência as fragilidades defensivas da turma do Sorraia (apenas metade dos concorrentes tem agora mais golos sofridos), que, aliás, consentira também já cinco tentos na deslocação a Tomar, frente ao U. Tomar, em jogo da Taça.

Nos dois embates ante este adversário, registando um “score” agregado de 8-1, tal traduz uma demonstração inequívoca da superioridade do grupo de Almeirim nesta competição.

Realce ainda, nesta ronda, para outra goleada, imposta pelo Torres Novas na Glória do Ribatejo, onde, depois de aí ter sido surpreendido na época passada – para além de, na primeira volta, ter cedido uma igualdade a um golo –, se desforrou agora com categórico 7-1, marca a suscitar interrogações sobre o comportamento da equipa da casa no que resta deste campeonato.

Também o Amiense esteve em evidência, ao defrontar e ganhar (2-1) – mesmo actuando “à porta fechada” – na recepção ao Abrantes e Benfica (clube que, antes deste encontro, partilhava o 3.º posto com o Fazendense, sendo agora 4.º classificado, mas continuando “de olhos postos” no 2.º lugar). Com mais esta importante vitória, o conjunto de Amiais de Baixo mantém absoluta tranquilidade a meio da tabela, repartindo a 8.ª posição com o Torres Novas, agora “só” a quatro pontos do Cartaxo e Mação (6.º/7.º classificados)… e a oito do U. Tomar (5.º).

Surpresas – A maior surpresa do fim-de-semana registou-se em Ferreira do Zêzere, onde os locais, que tinham perdido todos os quatro desafios anteriores, nesta segunda volta, recebiam o Cartaxo, o qual, ao invés, mantinha em curso uma série de quatro triunfos sucessivos, entre eles a tal vitória ante o comandante, na jornada anterior. Ora, contra o que seriam as expectativas gerais, os ferreirenses conseguiriam mesmo impor-se no marcador, vencendo por tangencial 1-0, ficando virtualmente a salvo de qualquer teórico imprevisto até final do campeonato.

Outra (meia-)surpresa foi protagonizada pelo Samora Correia, no segundo de três embates agendados com o U. Tomar. Depois da derrota da semana anterior, para a Taça, as coisas não poderiam ter começado pior para os samorenses, que, logo nos minutos iniciais, se viram em desvantagem no marcador. Não se deixando abater animicamente, os homens da casa, com atitude determinada, foram em busca do golo, que viriam a conseguir, fruto da sua maior intensidade.

Já na fase derradeira do encontro, aproveitando algum risco então assumido pelos nabantinos, o Samora Correia seria feliz, chegando mesmo ao golo da vitória (2-1), a escassos dois minutos do fim, premiando o esforço dos seus jogadores, e, ao mesmo tempo, deixando um sério alerta para o decisivo confronto de 15 de Março, do qual resultará o acesso de um dos clubes à final da Taça.

Confirmações – Fazendense e Mação tinham deslocações que, atendendo à carência de pontos dos adversários, se poderiam eventualmente vir a revelar-se problemáticas. Tal acabaria por não se verificar, pelo que os visitantes puderam confirmar o respectivo favoritismo, triunfando ambos, pela mesma marca (2-0), o que, como referido, proporcionou aos homens das Fazendas recuperar o 2.º lugar, enquanto os maçaenses continuarão a espreitar a possibilidade de ascender na tabela.

II Divisão Distrital – Na série mais a Norte, no principal desafio da jornada 17, U. Atalaiense e Entroncamento não desfizeram o nulo inicial, um desfecho mais do agrado da turma da cidade ferroviária – única que se mantém invicta –, que assim mantém uma confortável margem de nove pontos sobre o 4.º classificado, precisamente a formação da Atalaia.

Quanto ao líder, Alcanenense, com a vitória por 3-0 sobre o Abrantes e Benfica “B” terá já garantido o apuramento para a fase final. O Caxarias, perdendo por 3-2 em Ferreira do Zêzere ficou mais longe da possibilidade de chegar ainda ao 3.º lugar (ocupado pelo Tramagal, que ganhou 2-1 à Ortiga), agora a sete pontos, quanto restam por disputar quatro jogos a cada equipa.

A Sul, o líder, Pontével, afirmou a sua posição, goleando o Fazendense “B” por 7-1 (terceira vez que esta equipa sofre sete golos, em cinco jogos da segunda volta da prova), tendo o Marinhais vencido também por números categóricos (3-0) o Goleganense. Espinheirense (2-1 ao Benfica do Ribatejo) e Benavente (3-1 no Porto Alto) aproveitaram a folga do Forense para subir, respectivamente, ao 3.º e 4.º lugares, mas a disputa subsiste em aberto entre os cinco primeiros.

Campeonato de Portugal – O Fátima obteve uma animadora vitória (3-0) ante o Sp. Ideal, ocupando agora a 6.ª posição da sua série (a cinco pontos do 2.º classificado, agora o Anadia), mas, porventura com maior relevância, tendo atingido os 36 pontos (em 24 jornadas), mantendo uma boa margem de segurança, de oito pontos, sobre a “linha de água”, a dez rondas do final.

Quanto ao U. Santarém, voltou a sofrer três golos e, mesmo actuando no seu reduto, não conseguiu evitar a derrota, frente a uma equipa do Condeixa em percurso ascensional (já no 7.º posto), perdendo por 2-3, voltando, pois, a cair na zona de despromoção, pese embora um único ponto abaixo do Águeda, a dois de U. Leiria e Marinhense e a três do Oleiros (10.º classificado).

Antevisão – Na I Divisão Distrital, o interesse estará centrado nas partidas Torres Novas-U. Almeirim e U. Tomar-Mação, e, noutro plano, da luta pela “sobrevivência”, no Rio Maior-Pego e no Riachense-Glória do Ribatejo, com o emblema dos Riachos a ter uma das últimas oportunidades de poder ainda reverter o que parece ser um destino cada vez mais anunciado.

No escalão secundário, atenções focadas no desafio entre os dois primeiros da série A, Entroncamento-Alcanenense, para além do Ortiga- U. Atalaiense e Caxarias-U. Tomar “B”. Na série B, o jogo de maior relevo será o Benavente-Marinhais, para além do Salvaterrense-Forense.

No Campeonato de Portugal, o U. Santarém viaja até aos Açores, para defrontar o líder incontestado, Praiense, que parece já algo em descompressão, na expectativa da fase final, o que estará longe de significar que as dificuldades possam ser diminutas; por seu lado, o Fátima enfrenta também um duro teste, na visita a Condeixa.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 5 de Março de 2020)

Entry filed under: Tomar.

Liga das Nações da UEFA – 2020/21 Grandes clássicos das competições europeias – (8) Real Madrid – Borussia Dortmund

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2020
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @Mmacedo_tweets: Tenho dito isto várias vezes e não me canso. A escolha entre saúde e economia é uma falsa dicotomia. Sem ter a covid co… 2 hours ago
  • RT @OFuraRedes: Melhorias urgentes. Falta muita confiança. Preciso fazer crescer na cabeça dos defesas que eles têm tudo pra reinar em Port… 2 hours ago
  • RT @simongerman600: This article explains why and how poor African nations have done a much better job in containing the coronavirus than t… 3 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: