O Pulsar do Campeonato – 3ª Jornada

5 Outubro, 2019 at 11:00 am Deixe um comentário

O pulsar do campeonato - 2019-20 - 3jornada

(“O Templário”, 03.10.2019)

Após a 3.ª jornada do Distrital da I Divisão, poderá considerar-se haver nada menos do que oito clubes (metade dos concorrentes) com um arranque de campeonato positivo – somando já seis ou mais pontos –, mas, de entre eles, é de realçar, em especial, o U. Almeirim, o único que derrotou já duas dessas equipas (Abrantes e Benfica e Amiense), em ambos os casos fora do seu terreno, a que junta o facto de manter ainda a sua baliza inviolada, para além de apresentar, a par do Cartaxo, o ataque mais concretizador (dez golos marcados).

Destaques – De facto, o maior destaque da ronda vai para a vitória averbada pelos almeirinenses frente a um (até então) dos líderes, Amiense, por categórica marca de 3-0, pese embora a ressalva de a partida ter sido disputada no campo de jogos de Monsanto e não em Amiais de Baixo. Em qualquer caso, uma demonstração de poderio de um dos principais candidatos ao título, que, para além de se ter “desembaraçado” já de dois compromissos de elevado grau de dificuldade, goleou ainda o Ferreira do Zêzere no único jogo disputado em casa.

Também o União de Tomar prossegue na senda dos triunfos, ganhando por 3-1 em Rio Maior, integrando agora, a par de U. Almeirim e Cartaxo, o trio da liderança, todos com o pleno de pontos (nove).

Numa partida em que, de início a fim, exerceram notório domínio, os unionistas voltaram a sentir dificuldades para marcar o primeiro golo, o qual apenas surgiria já no segundo tempo, tendo, até aí, sido desperdiçadas várias oportunidades. O Rio Maior SC, em estreia neste escalão, esteve sempre aquém do “andamento” revelado pelos tomarenses, não obstante ter ainda conseguido reduzir a desvantagem para tangencial 1-2, antes de o União fixar o marcador final, numa tarde em que o “placard” poderia ter sido bem mais expressivo.

Uma nota de realce ainda para a vitória do Mação nos Riachos, por tranquilo 2-0, paralelamente a expor de novo as dificuldades que o Riachense – por agora, integrando o terceto que reparte a “lanterna vermelha”, conjuntamente com Ferreira do Zêzere e Pego, todos com três derrotas nas três jornadas iniciais – vem denotando em se (re)integrar neste patamar competitivo.

Confirmações – Tal como na semana passada, não houve surpresas a registar, com os favoritos a confirmar a tendência expectável.

Começando pelo outro co-líder, Cartaxo, que, por curiosidade, repetiu o “placard” que se verificara no ano passado, na recepção à turma da Glória do Ribatejo, voltando a golear por 5-1.

Por seu lado, o Fazendense afirmou a sua valia, ganhando por 2-0 ao Samora Correia, “rectificando” o inesperado nulo caseiro averbado ante o Rio Maior, preparando-se para começar a galgar posições na pauta classificativa.

Em Torres Novas, os torrejanos receberam e bateram o Pego por convincente 3-0, posicionando-se, por agora, logo após o quarteto da frente (integrando, para além dos actuais líderes, o Coruchense, que, tendo adiado o seu jogo frente ao Moçarriense, devido ao compromisso da Taça de Portugal, segue com duas vitórias no campeonato).

Por fim, o Abrantes e Benfica, depois do desaire caseiro a abrir, ante o U. Almeirim, somou segundo triunfo sucessivo, mostrando que é um competidor a ter em consideração: depois de se impor em Rio Maior, repetiu também a vitória que registara na época passada, então (quando militava ainda no escalão secundário) em desafio da Taça do Ribatejo, ante o Ferreira do Zêzere, ganhando por 2-0.

Taça do Ribatejo – Na 2.ª ronda da fase de grupos da Taça do Ribatejo, o primeiro destaque vai para um desfecho de sensação – para ficar na história – no encontro entre Forense e Tramagal, que, num jogo frenético, empataram 6-6!

Realce ainda para as goleadas impostas pelo Alcanenense (no terreno do Aldeiense) e pelo Marinhais, recebendo o Porto Alto, ganhando ambos por 6-1.

A par de Alcanenense e Marinhais, também o Benavente e Ortiga, todos já com duas vitórias, garantiram já o apuramento para a fase seguinte da prova.

Taça de Portugal – Apenas o Fátima logrou superar a 2.ª eliminatória desta competição de índole nacional, tendo goleado o Coutada (do Distrital de Lisboa) por 4-0.

O Coruchense, recebendo o Olímpico do Montijo, foi batido por igual marca, um resultado que não deixa de ser surpreendente, apesar de todos os quatro tentos terem sido sofridos já nos derradeiros vinte minutos. Ao invés, o U. Santarém – “corrigindo” a imagem que deixara transparecer na passada semana – ofereceu boa réplica ante o Farense (da II Liga), cedendo por tangencial 1-2.

Antevisão – Para a 4.ª ronda da I Divisão Distrital, a disputar no Sábado, dia 5 de Outubro, está agendado um primeiro grande “choque de titãs”, com o U. Almeirim a receber o Cartaxo, enfrentando-se, pois, dois dos principais candidatos ao título, actuais guias do campeonato, num embate de “tripla”, de desfecho absolutamente imprevisível.

O outro líder, U. Tomar, recebe o Abrantes e Benfica, um difícil opositor, frente ao qual terá de estar ao seu melhor nível, podendo, em caso de vitória, beneficiar do resultado de Almeirim. Glória do Ribatejo-Coruchense e Mação-Fazendense são também partidas que suscitam interesse.

A Taça do Ribatejo conclui já a sua fase de grupos, destacando-se os seguintes jogos, em que poderá definir-se o apuramento para a fase a eliminar: U. Atalaiense-Tramagal, Alferrarede-Espinheirense, Benfica do Ribatejo-Goleganense, Pontével-Alcanenense e Aldeiense-Caxarias.

No Campeonato de Portugal, o Fátima recebe o Sertanense, clube (actual 7.º classificado) que o precede imediatamente na tabela classificativa, num desafio em que não poderá esperar facilidades; o mesmo se aplica, igualmente, ao U. Santarém, que terá a visita do B. C. Branco, sendo que ambas integram actualmente o quinteto que reparte o 9.º ao 13.º lugar.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 3 de Outubro de 2019)

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 2ª Jornada – Resultados e Classificações Mundial de Râguebi – 3.ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2019
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: