Archive for 27 Maio, 2019

“Ranking” de títulos dos principais clubes europeus

Títulos - Clubes Europeus
(clicar na imagem para aceder a quadro interactivo)

Na sequência da conclusão da época futebolística a nível de clubes no que respeita a competições nacionais (faltando apenas disputar as Finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões), apresento quadro actualizado com o detalhe dos troféus conquistados por 60 dos principais clubes europeus. Este quadro pode ser ordenado por coluna (Total ou por competição) e filtrado por clube, país ou competição.

Para selecção desta “amostra” de 60 clubes – a qual incorpora todos os 40 primeiros classificados no “ranking” global histórico das competições da UEFA –, considerei a conjugação de vários critérios, como a quantidade de títulos de Campeão obtidos a nível nacional (condição imprescindível para integrar a lista, dispondo a generalidade dos clubes de mais de 10 campeonatos ganhos), o número de títulos internacionais (o Athletic de Bilbao foi, pela sua idiossincrasia, o único clube com menos de 10 títulos de Campeão e sem conquistas internacionais que retive) – tendo, por outro lado, incluído ainda todos os clubes que se sagraram Campeões Europeus. Procurei, igualmente, abarcar uma diversidade de países, de Norte a Sul, de Leste a Oeste da Europa, integrando algumas tradicionais rivalidades de âmbito nacional, mas alargando o campo de incidência no caso de países de maior projecção competitiva.

O total de títulos agrega, naturalmente, troféus relativos a provas de muito distinta relevância, pelo que é um mero indicador estatístico, apresentado principalmente como curiosidade, mas que, em paralelo, não deixa de traduzir o predomínio que alguns clubes têm historicamente exercido, em particular a nível interno: Rangers (com um total de 115 títulos) e Celtic (108) ocupam o 1.º e 3.º lugares do pódio, numa clara evidência da macrocefalia da competição na Escócia, sendo intercalados pelo Linfield (I. Norte), com um total de 110 títulos. Este trio beneficia – para além da longevidade das respectivas competições, introduzidas ainda no século XIX – também do número de provas internas, em especial da disputa da Taça da Liga, troféu com reduzida expressão numérica nos títulos da generalidade dos restantes clubes.

Surgem, logo depois, alguns dos principais “nomes míticos” do futebol europeu: Barcelona (96) e Real Madrid (92), secundados por Benfica (83), FC Porto (76), Bayern (72), Ajax (71), Juventus (67) e Manchester United (66), a que acresce um, de alguma forma, “intruso” Olympiakos (total de 74 títulos). O Sporting completa o trio de representantes portugueses nesta elite europeia, com 50 troféus conquistados.

De maior significado é a dicotomia entre títulos de âmbito nacional e títulos de cariz internacional, neste caso com realce para o escalonamento das conquistas “extra-muros” por parte de: Real Madrid (com um fantástico total de 28 troféus internacionais), seguido pelo Barcelona (22), AC Milan (20), Bayern, Juventus e Liverpool (11 cada), Ajax (10), Inter (9), Manchester United e At. Madrid (8), FC Porto e Valencia (7).

No que respeita aos títulos de Campeão Nacional, destacam-se os casos de: Rangers (recordista europeu, com 54), Linfield (53), Celtic (50), Olympiakos (44), Benfica (37), Juventus (35), Anderlecht e Ajax (34), Real Madrid, Sparta Praha e Rapid Wien (33 – com este último clube a contar no seu palmarés com um título de Campeão da Alemanha).

Em termos de Taças nacionais, o cenário é parcialmente replicado, em relação aos clubes de topo do “ranking”: Linfield (43 troféus), Celtic (39), Rangers (33), Barcelona (30), Benfica (29 – incluindo, neste caso os 3 “Campeonatos de Portugal” conquistados nos anos 30, prova a eliminar prévia à introdução da Taça de Portugal), Olympiakos e Áustria de Viena (27) e Levski Sofia (25).

Menção ainda à particularidade do número de “Supertaças” nacionais ganhas por FC Porto e Manchester United (21), seguidos por Barcelona (16), Arsenal, Liverpool, Brugge e Galatasaray (15 cada).

No plano externo, o Real Madrid é o incontestado “Rei”, com 13 títulos de Campeão Europeu e 7 de “Campeão do Mundo” (incluindo nesta contagem as 3 “Taças Intercontinentais” conquistadas). O AC Milan, com 7 títulos máximos na Europa e 4 a nível “mundial” é o que mais se “aproxima” (juntando ainda 5 Supertaças europeias).

O Barcelona é o clube mais “ecléctico” relativamente à diversidade das competições internacionais vencidas: 5 vezes Campeão Europeu, 3 títulos “mundiais”, 5 Supertaças europeias, 4 Taças das Taças, 3 Taças das Cidades com Feiras (competição precursora da Taça UEFA) e 2 Taças Latinas engrandecem o seu magnífico espólio!

O Liverpool terá, no próximo Sábado, a possibilidade de – caso se venha a sagrar Campeão Europeu pela 6.ª vez no seu historial – se “retirar” do prestigiado triunvirato que actualmente integra, a par de Barcelona e Bayern, cada um com cinco Taças/Ligas dos Campeões no respectivo palmarés.

A última nota curiosa vai para a “especialização” do Sevilla (Campeão nacional uma única vez), com um registo de 5 troféus da Taça UEFA/Liga Europa, tantos como as “Copas del Rey” que conquistou.

Por fim, num balanço geral, os 60 clubes listados somam 1.220 títulos de Campeão dos respectivos países (média ligeiramente superior a 20), totalizando 2.827 troféus!

27 Maio, 2019 at 6:41 pm Deixe um comentário

Parlamento Europeu – Deputados eleitos 2019-2015

Eleições Parlamento Europeu - 2019
(clicar na imagem para ver grafismo interactivo)

27 Maio, 2019 at 3:29 pm Deixe um comentário

Resultados das Eleições para o Parlamento Europeu

(Dados via Ministério da Administração Interna – Clicar na imagem para ampliar)

27 Maio, 2019 at 12:17 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2019
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.