O Pulsar do Campeonato – 9ª Jornada

3 Dezembro, 2017 at 12:00 pm Deixe um comentário

Pulsar-09

(“O Templário”, 30.11.2017)

Cumprido o terço inicial do Distrital da I Divisão, o campeonato está ao “rubro”, com apenas dois pontos a separar o 2.º e o 8.º classificados! Perante este cenário, o Mação vai fazendo uma campanha “à parte” – tendo somado mais três preciosos pontos, no terreno do até então vice-líder –, beneficiando, paralelamente, dos resultados dos outros mais directos perseguidores, para ampliar, agora já para seis pontos, o seu avanço.

Destaques – O principal realce desta jornada vai para a goleada do Ferreira do Zêzere ao Moçarriense (5-0), e não só pelos números desta vitória, mas, sobretudo, por se tratar do quinto triunfo consecutivo dos comandados de Eduardo Fortes – onde Tiago Vieira vai brilhando a grande altura, já com dez tentos apontados –, num desempenho sem paralelo no historial dos ferreirenses, que integram um quarteto que partilha a 4.ª posição, somente um ponto abaixo do par formado por Fazendense e Samora Correia.

Naturalmente, a vitória arrancada pelo Mação em Torres Novas, mercê de um solitário golo, é também merecedora de especial destaque, voltando a catapultar os maçaenses – depois dos dois empates registados nas duas últimas semanas – para uma liderança que parece cada vez mais folgada, enquanto, ao invés, os torrejanos somaram o terceiro jogo sem ganhar.

É digna de menção, igualmente, a goleada do União de Tomar na Ribeira de Santarém, frente aos Caixeiros (5-2) tendo chegado a pairar no ar – quando, ainda antes dos 35 minutos (!), os unionistas chegaram ao 4-0 – o espectro da eventual repetição do desfecho de há quatro anos (8-0). Porém, depois de um quarto de hora final do primeiro tempo ainda bem animado, com mais três golos, na segunda metade do encontro o marcador não se alteraria. Para os tomarenses, enfim, o quebrar da “malapata”, com o primeiro êxito fora de portas, após três empates (e um desaire). Mas, principalmente, tal significa voltar a ter o 2.º lugar sob ponto de mira, conforme referido, agora à distância de apenas dois pontos…

Surpresa – Atendendo ao percurso que ambas as formações vêm apresentando neste campeonato, não deixa de ser surpreendente o triunfo alcançado pelo Riachense – primeiro, nesta edição da prova – na recepção ao Cartaxo (2-1), resultado “arrancado a ferros”, com o golo da vitória a ser apontado já em período de compensação, surpreendendo um também irreconhecível conjunto cartaxeiro, 10.º classificado, já com 13 pontos de desvantagem do guia e talvez a começar a ter de preocupar-se mais em “olhar para baixo” do que para cima…

Confirmações – Nas restantes três partidas desta 9.ª ronda, os desfechos têm correspondência face ao que seriam as expectativas gerais.

Começando pelo “derby” almeirinense, os rivais neutralizaram-se, empatando a uma bola, o que originou, de novo, o atrasar de ambos os clubes em relação ao líder. Ainda assim, o Fazendense, (que jogava no seu terreno) manteve a invencibilidade na prova, enquanto que, para o U. Almeirim, se tratou do terceiro empate nas quatro jornadas mais recentes.

Por seu lado, o Samora Correia, que vinha de um ciclo precisamente igual ao agora registado pelo Torres Novas, com um empate e duas derrotas – voltou a vencer, na recepção ao Amiense (2-1), ascendendo assim ao 2.º posto, a par do emblema das Fazendas de Almeirim. Ao contrário, para o grupo de Amiais de Baixo, tratou-se da quarta derrota nos últimos cinco jogos.

Finalmente, em Ourém, o Atlético local impôs-se frente ao agora “lanterna vermelha”, U. Abrantina, operando a reviravolta no marcador, para acabar por ganhar por 3-1, no seu terceiro triunfo em quatro rondas, integrando o tal quarteto do 4.º ao 7.º classificados.

II Divisão Distrital – Na série a Norte, o Tramagal segue de “vento em popa”, mantendo o pleno de vitórias (cinco), após ter vencido um adversário difícil, U. Atalaiense, por 1-0. Destaque ainda para a soberba goleada (8-0) aplicada pelo Rio Maior a um grupo do Pego em “reconstrução”, porventura sem aspirações a poder disputar os primeiros lugares nesta temporada. O Espinheirense (2-0 ao At. Pernes) mantém-se na perseguição ao guia, a três pontos, dois pontos acima do Rio Maior e do Aldeiense (batido em Caxarias por 3-1).

A Sul, já na 7.ª ronda, o Benavente foi surpreendido, no seu próprio reduto, pelo Glória do Ribatejo, perdendo por 1-0, vendo-se assim igualado no comando da prova, com vantagem para a turma da Glória, que regista um jogo disputado a menos. Surpreendente terá sido também a vitória do Salvaterrense (primeira, após o regresso do clube à competição oficial) na Barrosa (3-1), com o Barrosense a atrasar-se, ultrapassado pelo Marinhais (vencedor em Pontével, por 3-2).

Campeonato de Portugal – No confronto entre representantes do Distrito, Coruchense e Fátima empataram a dois golos, enquanto o Alcanenense conseguiu voltar aos triunfos, ganhando ao Lusitânia dos Açores por tangencial e sofrido 3-2. Continua, assim, a ser pouco tranquilizadora a posição que ocupam, agora com os três clubes em sequência directa na pauta classificativa: a turma de Alcanena no último lugar acima da “linha de água” (10.º), com a mesma pontuação do grupo do Sorraia (11.º), seguidos pelos fatimenses (12.º) a três pontos.

Antevisão – Na I Divisão Distrital, destacam-se os encontros entre Mação e Samora Correia (com o líder, outra vez, a cruzar-se com um dos 2.º classificados), assim como o principal clássico do futebol distrital, com o União de Tomar a receber o Torres Novas, num confronto já repetido por 88 vezes (em provas de âmbito nacional e distrital), com ligeira vantagem tomarense (37 contra 34 em número de vitórias, para além de 17 empates).

Na II Divisão, a Norte, o Tramagal desloca-se ao terreno do Aldeiense, perfilando-se como favorito, enquanto a U. Atalaiense recebe o Espinheirense. A Sul, dois jogos sobressaem também: Glória do Ribatejo-Barrosense e Benfica do Ribatejo-Benavente.

No Campeonato de Portugal, o Alcanenense tem uma saída difícil, a Torres Vedras, enquanto o Coruchense viaja ao Alentejo, até Ponte de Sôr; por seu lado, o Fátima recebe o Sintrense (5.º).

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 30 de Novembro de 2017)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Sorteio – Mundial 2018 Liga dos Campeões – 6ª Jornada (Benfica – Basel)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2017
S T Q Q S S D
« Nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: