O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 3ª Jornada

29 Janeiro, 2017 at 11:00 am Deixe um comentário

pulsar-tribatejo-3

(“O Templário”, 26.01.2017)

Em mais uma breve interrupção nos campeonatos distritais, disputou-se no passado fim-de-semana a 3.ª e última jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo, em função do que foram preenchidas as oito vagas que restavam na qualificação para os 1/8 de final da prova. Assim, as equipas do Amiense, Mação, At. Ouriense, Riachense, Torres Novas, Benavente, U. Santarém e Fazendense, juntam-se aos clubes já anteriormente apurados: U. Tomar, Pego, U. Abrantina, U. Almeirim, Glória do Ribatejo, Cartaxo, Moçarriense e Coruchense.

Destaques – O primeiro destaque desta jornada vai para outra estrondosa goleada, desta feita imposta pelo Riachense – replicando a marca com que o At. Ouriense “brindara” anteriormente o Alferrarede –, ganhando, na recepção ao histórico Tramagal, por 10-0!

Nos três confrontos entre equipas da I Divisão, o empate a uma bola entre Mação e At. Ouriense possibilitou aos oureenses acompanhar o seu adversário, avançando ambos na competição; por seu lado, no Cartaxo-Benavente, a equipa “lanterna vermelha” do campeonato, mesmo tendo sido derrotada por 1-0, alcançou também o objectivo da qualificação (beneficiando da igualdade, 1-1, entre os Empregados do Comércio e o Marinhais); por fim, em Fazendas de Almeirim, o Fazendense conseguiu a proeza de derrotar o líder do campeonato, Coruchense (cujo último desaire datava já de 30 de Outubro do ano passado, no desafio em que recebera o U. Tomar), vencendo por 2-0, garantindo assim igualmente o apuramento para a fase a eliminar.

Por seu lado, nos encontros entre conjuntos da II Divisão, realce para o triunfo do U. Santarém sobre o Vale da Pedra (3-1), como que numa espécie de “final” entre ambos, possibilitando aos escalabitanos confirmar o 2.º lugar na sua série e consequente qualificação.

Surpresas – Tendo os favoritos seguido em frente, num lote de 16 apurados, integrando apenas quatro clubes do escalão secundário – qualificados na série 7 (Moçarriense e U. Santarém), em que todos os quatro concorrentes militam na II Divisão; e nas séries 3 (U. Abrantina) e 5 (Glória do Ribatejo), que integravam três equipas desta divisão –, pelo que apenas foram eliminadas duas turmas da I Divisão (Empregados do Comércio, na série 6, e Samora Correia, na série 8, ambas compostas por 3 clubes do principal escalão), há, não obstante, algumas surpresas a assinalar.

Desde logo, precisamente, o empate do Samora Correia frente ao Barrosense, também por 1-1; assim como a já antes referida igualdade entre “Caixeiros” e Marinhais, pela mesma marca; ou, ainda a um golo, outro empate, entre Rio Maior e Pego, resultado que, não obstante, ditou o afastamento dos “donos da casa” (em favor do Amiense); e, por fim, igualmente a uma bola, a igualdade, em Tomar, numa partida entre duas formações já apuradas, com a disputa do 1.º lugar no grupo a ficar definida apenas do desempate por pontapés da marca de grande penalidade (fórmula em que os tomarenses viriam a sair vencedores).

Os nabantinos, com um “onze” bastante remodelado, fazendo “rodar” alguns jogadores habitualmente menos utilizados, entraram com boa atitude, assumindo desde cedo a iniciativa e o controlo do jogo, mas, com o decorrer do tempo, não tendo conseguido inaugurar o marcador, viriam a permitir aos abrantinos começar a libertar-se mais da sua zona defensiva, ensaiando alguns lances de contra-ataque, tendo conseguido mesmo colocar-se em vantagem. No segundo tempo, continuando a porfiar, os visitados acabariam por chegar ao tento da igualdade.

Também inesperada, sobretudo pela expressão do marcador (3-0), seria a vitória do Alferrarede sobre a U. Atalaiense, o que custou aos visitantes a possibilidade de apuramento.

Confirmações – Nos restantes desafios entre equipas de escalão diferente, os conjuntos da I Divisão confirmaram o seu favoritismo, de forma mais vincada no caso do Torres Novas, com uma goleada (6-0, face ao Espinheirense), com o Amiense a ganhar fora de casa, ao Aldeiense (2-0), tendo o U. Almeirim vencido o jogo ante o Glória do Ribatejo por tangencial 1-0.

Por fim, nos jogos entre conjuntos da II Divisão Distrital, o Caxarias bateu o Ferreira do Zêzere por 2-0 (ambas as equipas estavam já afastadas da possibilidade de apuramento), tendo o Moçarriense (já qualificado) ido ganhar por 2-1 ao terreno do Forense, enquanto Porto Alto e Benfica do Ribatejo (ambos também já virtualmente eliminados) empataram a duas bolas.

Campeonato de Portugal – Na penúltima jornada da primeira fase da prova, o Fátima, empatando (também 2-2) em Cernache do Bonjardim, garantiu a conquista do 1.º lugar na sua série; por seu lado, o Alcanenense confirmou o favoritismo, ganhando em Gáfete por 1-0, isolando-se no 4.º posto, agora já com confortável margem de 13 pontos face à “linha de água”.

Antevisão – No próximo fim-de-semana, regressam os campeonatos distritais, com a curiosidade de uma imediata “reedição” do confronto entre Fazendense e Coruchense, certamente com o líder da I Divisão a procurar rectificar a desfeita sofrida na Taça. Mas, se o guia não terá tarefa fácil, menos difícil não deverá ser a deslocação do 2.º classificado, Riachense, a Amiais de Baixo, ao terreno do 3.º classificado, Amiense. Dois jogos de grande aliciante em perspectiva. Quanto ao União de Tomar, recebe o Pego, que vem de três desaires sucessivos para o campeonato, esperando-se que possa confirmar o seu favoritismo.

Na II Divisão, realce para os seguintes encontros: U. Abrantina-Ferreira do Zêzere e Rio Maior-Aldeiense, a Norte; e Forense-U. Santarém e Benfica do Ribatejo-Glória, na série mais a Sul.

O Campeonato de Portugal atinge a sua derradeira ronda desta fase, com o Fátima, já vencedor da série, a receber, em jogo vital para a qualificação para a série de disputa da promoção, o Sertanense, que deverá necessitar imperiosamente de vencer, para evitar ser ultrapassado, sobre a “linha de meta”, pelos seus mais imediatos perseguidores. O Alcanenense recebe o Caldas, estando directamente em jogo a disputa da 4.ª posição final na respectiva série.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Janeiro de 2017)

Entry filed under: Tomar.

O Pulsar do Campeonato – 16ª Jornada O Pulsar do Campeonato – 17ª Jornada

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2017
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.