O Pulsar do Campeonato – 16ª Jornada

22 Janeiro, 2017 at 11:00 am Deixe um comentário

pulsar-16

(“O Templário”, 19.01.2017)

Recebendo os Empregados do Comércio, o Riachense, que perdera a liderança na ronda anterior, viu o Coruchense ampliar a sua vantagem no comando para três pontos, decorrendo do terceiro empate sucessivo da turma de Riachos em outros tantos jogos da segunda volta.

Destaques – O primeiro destaque da 16.ª jornada vai portanto para o empate cedido pelo Riachense na recepção aos “Caixeiros”, não tendo conseguido ir além da igualdade a uma bola. Depois do empate caseiro no “derby” com o Torres Novas, e de, “in extremis”, ter evitado a derrota em Samora Correia, este foi já o terceiro encontro consecutivo sem conseguir vencer para o grupo dos Riachos. Um desfecho surpreendente se atendermos a que o adversário tem ocupado sempre a parte mais baixa da tabela classificativa (é, agora, o penúltimo classificado).

O outro realce da ronda vai para a vitória do U. Almeirim, precisamente sobre o Samora Correia (anterior 3.º classificado), por 2-1, com os almeirinenses a confirmarem a sua brilhante campanha em casa, onde somaram o sétimo triunfo consecutivo, apenas tendo consentido um empate, logo na primeira partida da temporada no seu reduto, ante a formação torrejana.

Surpresa – Para além do empate dos Empregados do Comércio em Riachos, temos outra “meia-surpresa” a assinalar: a vitória do Cartaxo frente ao Fazendense (2-1), com os cartaxeiros por fim a reencontrar-se com o êxito, após seis desaires consecutivos e um empate na jornada anterior. Dois resultados que lhes poderão dar maior alento para a parte restante do campeonato, em que, em função dos desfechos desta ronda, temos agora quatro clubes na zona de risco, de que, previsivelmente, apenas um deles acabará por vir a ser penalizado com a despromoção: para já At. Ouriense e Pego dispõem de magra vantagem de um ponto, curiosamente sobre as duas equipas surpresa do passado fim-de-semana, Cartaxo e Empregados do Comércio.

Confirmações – Nos outros quatro encontros confirmaram-se as tendências expectáveis, desde logo com o União de Tomar a impor um nulo na deslocação a Torres Novas, no grande clássico do Distrito, na sua 88.º edição, o que, por um lado, permitiu à turma do Almonda manter a senda de invencibilidade, já com uma excelente sequência de dez jogos sem perder, enquanto os unionistas igualaram o Fazendense no 5.º posto, pese embora agora a cinco pontos do 3.º classificado, Amiense.

E isto porque a turma de Amiais de Baixo fez valer a sua superioridade na deslocação a Benavente, impondo-se por tangencial 1-0, o que, paralelamente, quase condena os benaventenses à despromoção, após seis derrotas consecutivas, que fizeram ampliar para dez pontos o seu atraso em relação à “linha de água”.

Em queda progressiva tem vindo o Pego, sem conseguir vencer há sete jornadas, desfeiteado no seu terreno pelo Mação, também mercê de um solitário tento sofrido.

E, como, por vezes, os últimos são os primeiros, o Coruchense não terá tido, aparentemente, grandes dificuldades para se desembaraçar do At. Ouriense, ganhando por 2-0, somando quarto triunfo sucessivo, reforçando assim a posição de guia, e a sua inerente candidatura ao título.

II Divisão Distrital – Na série A, para além do regresso aos triunfos do líder Ferreira do Zêzere, batendo o Rio Maior, por 3-2, depois de ter operado a reviravolta no marcador, destaque para a vitória do Aldeiense sobre o U. Atalaiense (2-1), que, de forma inesperada, mantém o clube vencedor na disputa pelo acesso à fase final, destinado aos três primeiros classificados. Os ferreirenses, com sete pontos de vantagem sobre o 4.º classificado parecem ter tal posição garantida, subsistindo duas vagas, a definir entre um lote de cinco candidatos: Caxarias e U. Atalaiense, ambos apenas um ponto acima de U. Abrantina e U. Atalaiense, com o Rio Maior, outro ponto mais abaixo.

Na série B, a vitória do Moçarriense sobre o Benfica do Ribatejo (3-1) proporcionou-lhe reassumir a liderança, beneficiando também do facto de o U. Santarém ter folgado. Aqui as coisas parecem mais fechadas, com apenas quatro candidatos às três vagas de apuramento, numa luta que se antecipa bastante acesa até final: à turma da Moçarria segue-se o U. Santarém, a um ponto, e o par formado por Marinhais e Benfica do Ribatejo, ambos somente a dois pontos do novo comandante.

Campeonato de Portugal – Ganhando a um adversário directo, B. C. Branco (1-0), o Fátima, com excelente campanha, garantiu desde já, ainda com duas jornadas por disputar, a qualificação para a fase de promoção e apuramento de Campeão, liderando a sua série de forma destacada, com quatro pontos de avanço sobre o Sertanense. O Alcanenense não foi além do nulo na recepção ao Angrense, mantendo não obstante o 4.º posto, a par do Caldas, e os dez pontos de “margem de segurança” sobre a “linha de água” (que, na 2.ª fase, se reduzirão a 75%).

Antevisão – Os campeonatos distritais estarão em pausa no próximo fim-de-semana, para disputa da última jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo, em que se destacam nomeadamente os seguintes encontros, para definição das oito vagas restantes de acesso aos 1/8 de final da prova: Aldeiense-Amiense, Rio Maior-Pego, Mação-At. Ouriense, Alferrarede-U. Atalaiense, Torres Novas-Espinheirense, Riachense-Tramagal, Cartaxo-Benavente, Empregados do Comércio-Marinhais, U. Santarém-Vale da Pedra, Fazendense-Coruchense e Barrosense-Samora Correia. O U. Tomar recebe a U. Abrantina, estando ambos os clubes já apurados.

No Campeonato de Portugal, o Fátima visita Cernache do Bonjardim, para defrontar o 7.º classificado, visando confirmar o seu 1.º lugar, o que conseguirá se vencer. O Alcanenense desloca-se a Gáfete, onde, por curiosidade, encontrará igualmente o 7.º posicionado da sua série.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Janeiro de 2017)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

President Obama’s Farewell Speech O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 3ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2017
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: