U. Tomar – Centenário (XIV)

5 Janeiro, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Centenario - XIV

(“O Templário”, 02.01.2014)

Mas a época de 1964-65 ainda não chegara ao seu termo. Alcançado enfim o tão ansiado objectivo, de promoção à II Divisão Nacional, o União de Tomar defrontaria, nas ½ Finais do Campeonato da III Divisão, a formação do Casa Pia, cotada como principal candidata ao título, prestigiada com a sua invencibilidade no decurso da temporada, ao longo de um total de mais de trinta jogos, tendo-se sagrado Campeã Distrital de Lisboa, e vencido a sua série da III Divisão.

A 4 de Julho, em mais um jogo épico, no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, depois de ter chegado ao intervalo em desvantagem de dois golos, o União conseguiria, por via de três tentos, marcados por Ernesto, Pedro Silva e Morado (este a dois minutos do termo da partida, quando já se aguardava o prolongamento), vencendo por 3-2, garantir a presença na prestigiante Final do Campeonato Nacional da III Divisão.

A 11 de Julho de 1965, o Estádio do Calhabé, em Coimbra, recebia esta Final, em que o União de Tomar marcava presença inédita no seu historial, defrontando a turma da Ovarense – já aureolada com o título conquistado em 1949-50 –, conquistando, após renhida disputa, decidida apenas no prolongamento, com triunfo dos rubro-negros por 3-1, o título de Campeão Nacional:

«No Estádio Municipal de Coimbra, acabou no passado domingo a maratona do futebol nacional e felizmente para todos nós, tomarenses, ela acabou em beleza e em triunfo, pois confirmou aquilo que todos nós sabíamos: (e que nos perdoem todos os adversários do União), o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar é e foi ao longo de 37 jogos, a melhor equipa do País no escalão da 3.ª Divisão. […]

Foram precisos 120 minutos, para que o União trouxesse para Tomar o título de campeão: entretanto bastaram os primeiros 20 para que ficasse demonstrado o valor da nossa equipa. Durante este período evoluiu no relvado de Coimbra uma equipa que deixou entusiasmado o público e os críticos mais severos. […]

Marcou o União um único golo neste período, mas a verdade é que o resultado podia ter sido elevado para mais dois golos que não surpreenderia ninguém. Um deslize da defesa do União deu aso a que a Ovarense crescesse e foram só cinco minutos que duraram este ascendente e suficiente para que empatassem a partida. […]

E foi neste sistema que se jogou quase toda a segunda parte. O União a jogar mais futebol e a criar mais perigo, o Ovarense a lutar com muita energia, contra atacando aqui e ali. […]

Quando se chegou ao prolongamento, e para aqueles que conhecem bem o valor do União, poucas dúvidas havia quanto ao vencedor. […]

Veio uma jogada perfeita e Totoi com uma descontracção absoluta anichou a bola nas redes. Tentaram responder os rapazes do Ovarense, mas a verdade é que lhes faltava aquilo que o União tinha: frescura física. E veio mais uma jogada de Ernesto que culminou com um remate dando um golo monumental (o mais belo do jogo).»(1)

____________

(1) Cf. “Cidade de Tomar”, 18 de Julho de 1965 – Crónica de Mecas
Anúncios

Entry filed under: Tomar.

U. Tomar – Centenário (XIII) Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2014
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: