U. Tomar – Centenário (VII)

10 Novembro, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário

UT-Centenario-07

(“O Templário”, 07.11.2013)

Depois das conquistas da época de 1941-42, na temporada imediata o União de Tomar prosseguia a sua senda triunfal. A 20 de Dezembro de 1942, ainda a uma jornada do termo do Campeonato Distrital, o União garantia a revalidação do título regional (Campeão da Zona Norte), selando essa conquista da melhor forma, com a maior goleada de sempre da sua história, vencendo o Atlético Clube Alcanenense pela extraordinária marca de 13-1:

«Como se esperava, o Atlético não pôde resistir aos unionistas, e a curiosidade do desafio era de facto saber até quantos «go[a]ls» chegavam os avançados do «team» tomarense. E sob esse aspecto, o público, que ainda era em grande número, deve ter dado o seu tempo e dinheiro por bem empregados – pois viu e «saboreou» «goals» para todos os «paladares». […]

O desafio não tem história. Esta, é somente constituída pela enumeração dos «tentos». Domínio absoluto do União, cortado de longe em longe por uma reacção do adversário, a quem desde já deve fazer-se jus à tenacidade com que sempre se bateu, pois, ao contrário do que havia sucedido oito dias antes [derrota por 0-8 em Tomar, frente ao Sporting de Tomar], nunca se entregou batalhando sempre com a maior tenacidade, mau grado o avolumar constante do «score».»(1)

Ainda nesta mesma temporada, de 1942-43, a turma unionista, em mais uma presença na II Divisão Nacional, bisaria também o título de Campeão Distrital.

Na segunda mão da Final, disputada em Tomar, no dia 11 de Abril de 1943, frente ao Operário Vilafranquense – e depois de ter perdido, na 1.ª mão, em Vila Franca de Xira, por 0-1 –, ficaria vincada mais uma página indelével da história do União de Tomar; efectivamente, num desfecho absolutamente anormal para um desafio destas características (mas que confirmava as goleadas já anteriormente impostas a outros adversários, nomeadamente ao grande rival tomarense, Sporting de Tomar, frente ao qual ganhara por 10-2, a 24 de Janeiro), o União venceria pela fantástica margem de 8-0!

«Os visitantes poderão queixar-se dalguns deslizes da sua defesa, consentindo «goals» em jogadas aparentemente inofensivas, mas também têm de agradecer à sorte não terem sofrido alguns outros (sem procurarmos muito lembremo-nos daquelas três bolas na trave do extremo esquerdo unionista) que só admira não terem ido ao fundo da rede, porque não tinham apelo. […]

Pouco confiante com a margem conseguida no encontro anterior, e surpreendido com dois «goals» de rajada do União, logo nos primeiros 5 minutos da partida, o «team» deve ter sido abalado moralmente, para nunca mais se encontrar durante a partida.»(2)

Vencendo a Série Ribatejo do Campeonato Nacional da II Divisão, o U. Tomar sagrava-se, pela segunda vez consecutiva, Campeão Distrital de Santarém (ou, como então era designado, “Campeão Provincial do Ribatejo”)!

____________

(1) Cf. “Cidade de Tomar”, 27 de Dezembro de 1942 – Crónica de X. (Raúl Pereira)
(2) Cf. “Cidade de Tomar”, 18 de Abril de 1943 – Crónica de X. (Raúl Pereira)
Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O pulsar do campeonato – 6ª jornada Portugal – Suécia (Mundial-2014 – Play-off – 1ª mão)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2013
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @SebastienRiglet: Manuel Valls annonce qu'il quitte le PS. Une annonce qui a le mérite de m'apprendre qu'il y était encore #valls 2 hours ago
  • RT @sergiolavos: Tem de se fazer qualquer coisa já, antes que aconteça uma tragédia. Já mesmo, não é fazer-se um estudo, como disse o minis… 11 hours ago
  • RT @ruimtovar: Felix Mourinho (1938-2017) 😢 o único guarda-redes a defender penáltis de Matateu (CFB 1957), Eusébio (SLB 1961) e Yazalde (S… 11 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: