Memória Virtual – 10 anos

28 Junho, 2013 at 9:00 am 4 comentários

10
MV-header
Há dez anos nascia este blogue. Nos próximos dias, tendo por mote o seu lema, da Memória, aqui serão recuperados alguns textos publicados ao longo destes anos.

Recordo perfeitamente este dia, de há 10 anos. Era Sábado. Saí manhã cedo de Lisboa, em direcção a Leiria, onde – algures a meio caminho para a Marinha Grande – tínhamos um jogo-treino de futebol, de preparação para as “Mazariades 2003“, com a equipa da Leirisic (actual ínCentea – que, sendo um grupo de convívio da empresa, chegara mesmo a participar no Campeonato Distrital de Futebol da A. F. Leiria).

Do resultado será melhor não falar (não me lembro já do marcador final, mas sei que teve bastantes golos…); jogávamos, de facto, em divisões diferentes. Mas, a seguir ao jogo, houve um muito agradável “piquenique”, no pinhal, oferecido pelos nossos simpáticos anfitriões.

De regresso a casa, ao final da tarde, peguei então na revista Visão, de quinta-feira, 26 de Junho de 2003, que publicava um artigo (da autoria de Gabriela Lourenço e Mário Rui Cardoso) que – para além de constituir a minha entrada neste admirável mundo novo – contribuiu activamente para a “explosão” da blogosfera nacional:

Bem-vindo à blogosfera: “Um espaço de liberdade total ou um exercício de narcisismo? Com sarcasmo, humor ou seriedade, os pensamentos de centenas de portugueses revelam-se na Internet. Uns mais mediáticos do que outros – todos os autores têm algo a dizer. Está na hora de actualizar os dicionários: a palavra blogue entrou no léxico nacional”.

Depois, foi só seguir as instruções detalhadas, conhecer a ferramenta Blogger.com e o Blogspot, e, alguns minutos depois (pelas 18h03, dizem os arquivos…), nascia este blogue, então ainda não com a denominação actual, e noutra plataforma.

Foram dez anos bastante intensos, com muitas mudanças, com o blogue a passar também, naturalmente, por diferentes fases (agora, tendencialmente, num período de alguma maior hibernação), instalado em diversas plataformas (Blogspot, Weblog.com.pt, WordPress, rede TubarãoEsquilo, até se fixar finalmente na presente morada), e com vários lay-outs.

Um balanço extremamente enriquecedor, aos mais variados níveis, sintetizado, em termos quantitativos (os menos relevantes, mas mais facilmente mensuráveis… e divulgáveis), em números esmagadores, vistos à luz daquele singelo começo, de há dez anos: 6.430 posts, mais de 1 milhão e meio de visitantes, 2,2 milhões de visitas!

Dez anos! Já é “qualquer coisa”, nas nossas vidas…

Anúncios

Entry filed under: Blogosfera, Pessoal.

“Redes sociais” na Roma antiga e no século XVII 2003 – Metabloguismo

4 comentários Add your own

  • 1. JMF  |  29 Junho, 2013 às 4:19 pm

    Leonel, parabéns. Pela persistência – nunca imaginei que um blogue pudesse ter um nome tão adequado – e pela serenidade, num mundo tão convulso. Abraço.

    Responder
  • 2. Leonel Vicente  |  29 Junho, 2013 às 6:04 pm

    Caro João, muito obrigado! Um abraço.

    Responder
  • 3. Zu  |  29 Junho, 2013 às 11:14 pm

    Parabéns. Pelos dez anos e, como o JMF disse, pela serenidade e pela cordialidade, que me marcou desde que pela primeira vez visitei o Memória Virtual e li um qualquer comentário deixado por ti nos blogs que tanto frequentámos. Não sei se diga que venham mais 10 – mas digo, sem dúvida, que estes 10 valeram a pena. Por muitas razões 😉

    Responder
  • 4. Leonel Vicente  |  30 Junho, 2013 às 9:43 am

    Obrigado! 🙂

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2013
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: