O pulsar do campeonato – 3ª jornada (2ª fase) – Actualiz.

7 Abril, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario - 04-04-2013

(“O Templário”, 04.04.2013)

Do fim-de-semana de Páscoa, com o calendário a ditar uma pausa nos Campeonatos Distritais, vem, não obstante, uma importantíssima vitória do União de Tomar, pese embora pela margem mínima, mercê de um golo solitário, sobre a equipa da Glória do Ribatejo, em partida em atraso da 2.ª jornada da prova.

Tal permitiu aos tomarenses saltar do 4.º para o 2.º lugar na classificação, adquirindo uma vantagem de três pontos sobre a “linha de água”, representada nesta altura pelo Coruchense, formação que terá ainda de se deslocar a Tomar – e que, em determinadas condições (dependendo do desempenho do Alcanenense no Nacional da III Divisão), poderá ser tal vantagem eventualmente de 7 pontos –, e, principalmente, conferir confiança e maior serenidade ao grupo unionista, para abordar as próximas e decisivas jornadas.

É então oportunidade para novo balanço, intermédio, sensivelmente com o primeiro terço das rondas desta fase já disputadas.

Na série de disputa do título, o At. Ouriense, apesar de ter iniciado esta fase com uma derrota, passou – mercê de dois triunfos consecutivos – a liderar, mas apenas com um escasso ponto de vantagem sobre o par formado por Riachense e Mação – que, ao longo deste campeonato, tantas jornadas têm ombreado “lado a lado”, e assim prosseguindo nesta altura, tendo ambos registado já os três resultados possíveis (vitória, empate e derrota) em outras tantas jornadas realizadas.

Não obstante distar quatro pontos do guia, o Amiense – que, para já, averbou empates em todos os encontros disputados nesta fase – não está, ainda, arredado da luta pelo 1.º lugar e correspondente promoção ao Campeonato Nacional de Seniores da próxima temporada. Por fim, Fazendense e Benavente, respectivamente a dez e a onze pontos da equipa de Ourém, mais não poderão fazer do que procurar continuar a dignificar os emblemas que ostentam, sendo que a turma de Fazendas de Almeirim está ainda fortemente interessada na reconquista da Taça do Ribatejo, prova de se sagrou vencedora no ano passado, estando já apurada para as 1/2 Finais.

Na série de manutenção, o Pontével, até agora vitorioso em todos os jogos desta fase, comanda, mas dispõe agora de apenas três pontos de vantagem sobre o União de Tomar (que já ganhou, empatou e perdeu, nos três encontros que realizou), seguindo-se a U. Abrantina (que continua gradualmente a cair na tabela, não tendo ainda conseguido vencer, tendo obtido apenas um empate), com menos um ponto.

Abaixo da tal “linha de água”, a equipa do Coruchense (que começou esta fase com duas vitórias) passou a registar um atraso de três pontos em relação ao U. Tomar, dispondo, por outro lado, de uma vantagem de quatro pontos sobre o Moçarriense – factor que poderá eventualmente vir a adquirir maior relevância, dependendo, conforme referido, do desfecho da classificação do Alcanenense na III Divisão. A equipa da Glória do Ribatejo, também ainda sem conseguir triunfar, afunda-se na cauda da classificação, já a seis pontos do Coruchense.

Por falar em III Divisão, iniciou-se no passado fim-de-semana a segunda fase da competição, e, para as cores do conjunto de Alcanena, começou com bons auspícios, vencendo o anterior comandante, Caldas (3-2), ascendendo assim o Alcanenense ao 4.º lugar e, mais importante, estando agora a um mero ponto do 3.º classificado, posição que lhe conferiria a possibilidade de promoção (apenas o pior dos terceiros classificados das seis séries do Continente não será promovido).

O que, apesar de esta fase decisiva da prova apenas agora ter tido o seu arranque, não deixa de ser boa notícia também para o União de Tomar e restantes equipas envolvidas na disputa da manutenção na Divisão Principal do Distrital: nesse cenário mais optimista, poderão vir a ser apenas duas as equipas a despromover à II Divisão Distrital. Isto porque também o Fátima garantiu já matematicamente, na jornada do passado fim-de-semana do Nacional da II Divisão, a sua “manutenção”, ou, no caso, com maior propriedade, a transição para o futuro Campeonato Nacional de Seniores.

Voltando ao Distrital, a próxima jornada (4.ª) oferece, como (quase) sempre, aliciantes desafios. Assim, na série de promoção, enquanto o líder At. Ouriense tem difícil deslocação a Amiais de Baixo, num confronto em que o Amiense não poderá desperdiçar a oportunidade de procurar encurtar distâncias, o par Riachense e Mação poderá (ou não) desfazer-se, com os maçaenses a receberem a visita da formação de Riachos. O Fazendense recebe o Benavente, em mais um jogo de “rodagem”.

Já na série de manutenção, poderá começar a haver algumas definições de posições, nomeadamente caso o Pontével consiga vencer, no seu terreno, o Coruchense, o que colocaria a equipa do concelho do Cartaxo em posição privilegiada, com a manutenção praticamente garantida. O mesmo se aplica, em certa medida, ao União de Tomar, em deslocação até à Moçarria, que, em caso de triunfo unionista, passaria a dispor de margem de segurança praticamente decisiva em relação aos dois últimos classificados, podendo também – dependendo da conjugação de resultados desta ronda – distanciar-se do Coruchense. Por fim, a Glória do Ribatejo, recebendo a U. Abrantina terá a que será possivelmente a derradeira oportunidade de tentar continuar na luta… pela manutenção.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 4 de Abril de 2013)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 1/4 Final (1ª mão) Entidade das Contas e Financiamentos Políticos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2013
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: