Hillary Clinton vence West Virginia

14 Maio, 2008 at 8:52 am Deixe um comentário

Tal como esperado, Hillary Clinton venceu, por ampla margem, as Primárias ontem realizadas no Estado de West Virginia, obtendo 67 % dos votos, face a apenas 26 % para Barack Obama, no que constitui o resultado mais desnivelado (a favor de Hillary Clinton) em todo o processo eleitoral para a Convenção Democrata.

Contudo, a nível de delegados eleitos, esta vantagem de Hillary Clinton consubstancia-se apenas – com base nos resultados provisórios já conhecidos – na eleição de 20 delegados, contra 8 de Obama.

Em termos totais, a liderança de Barack Obama continua a ser muito confortável, provavelmente mesmo definitiva: conta agora com 1 603 delegados eleitos, enquanto Hillary Clinton passa a somar 1 442.

Poucos argumentos podendo ainda esgrimir para além da questão da elegibilidade de Obama em Novembro, e numa suposta disputa em relação ao número de “Grandes eleitores” do Colégio eleitoral que irá designar o próximo Presidente dos EUA, com esta vitória (a qual equivaleria a 5 votos no Colégio Eleitoral), Hillary Clinton passaria a dispor teoricamente de um total de 256, enquanto que Barack Obama se quedaria pelos 217.

Em termos gerais, e face ao candidato Republicano, John McCain, as projecções actuais continuam a atribuir claro favoritismo a Hillary Clinton (280 – 241), enquanto que Barack Obama surge em desvantagem (237 – 290).

Com a disputa a aproximar-se do seu termo, teremos, já na próxima terça-feira, 20 de Maio, as Primárias nos Estados de Oregon e Kentucky, para atribuição, respectivamente, de 52 e 51 delegados.

Entry filed under: Eleições EUA - 2008.

EXPO’98 – Memórias (XIII) EXPO’98 (XIV)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2008
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.