Archive for 20 Maio, 2008
EXPO’98 (XX)
DIA TIPO NA EXPO’98
“09h00 – Abertura do Recinto – Início da venda de entradas nas bilheteiras junto às portas e nos serviços de apoio ao visitante. Algures do espaço em breve partilhado pelos visitantes surgem os Olharapos, que iniciam as suas intervenções de animação, prolongando-as por todo o dia.
10h00 – Abertura dos Pavilhões – De agora em diante, os espaços começam a ganhar vida com animação musical e intervenções de rua. A zona da EXPO’98 é um local privilegiado situado na margem direita do estuário do Tejo com espaços que espreitam o rio ou que dele se escondem.
11h00 – Cerimónia oficial do respectivo dia nacional ou de honra. Na Praça Cerimonial do Pavilhão de Portugal tem lugar o hastear das bandeiras, tocam-se os hinos nacionais e são proferidos os discursos oficiais. Bandas de alguns países participantes actuam no Módulo Flutuante, ancorado em frente da praça.
12h00 – Primeiro espectáculo – No Pavilhão da Utopia, «Oceanos e Utopias», assim visto pelos seus criadores, François Confino e Phipippe Genty. Um espectáculo com um desenrolar rápido, imprevisível, no qual a matéria se confronta com os humanos, propondo assim múltiplos níveis de leitura. Às 15h00, 18h00 e 21h00, terão lugar as outras três apresentações, que se repetirão todos os dias no mesmo horário. Os visitantes repartem-se entre os pavilhões e as zonas de restauração, de lazer e de animação.
13h00 – Render da guarda dos Olharapos em frente ao Pavilhão da Utopia.
16h00 – O ritmo da EXPO’98 volta a ser marcado pela visita aos pavilhões. Junto das filas de espera continuam as animações. Desta hora em diante, a programação para a Infância e Juventude é apresentada no Jardim de Timor. No Promenade, um maestro ensaia com a orquestra ou com o seu coro.
17h00 – Cerimónia oficial do dia de honra dos Patrocinadores Oficiais da EXPO’98 no Ponto Cerimonial das Empresas.”
In “Guia Oficial – EXPO’98”, pp. 50 e 51
Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXX)
![]()

Para Barack Obama, o longo processo de Primárias Democratas poderia terminar hoje, com as votações nos Estados de Oregon e Kentucky, nas quais serão atribuídos, respectivamente, 52 e 51 delegados.
Na sequência de alguns ajustamentos (reafectação de delegados eleitos por John Edwards, a favor de Barack Obama – 7 de South Carolina e 3 de New Hampshire -, a par da transferência de 1 delegado do Nevada de Hillary Clinton para Obama, e, em sentido inverso, de 0,5 delegados dos “Democratas no Estrangeiro”), o candidato conta já com 1 614,5 delegados eleitos (face a apenas 1 441,5 da sua adversária).
Projectando-se um seu triunfo hoje em Oregon, Barack Obama ultrapassará o número de 1 627 eleitos (correspondendo a metade do total de 3 253 delegados a eleger em todas as Primárias e Caucus), pelo que poderá finalmente “proclamar” a sua vitória nesta contenda, garantindo a maioria em termos de número de eleitos (não considerando, nesta análise, os “Superdelegados”).
Isto, não obstante ficarem ainda a faltar eleger 86 representantes à Convenção Democrata (55 do Estado associado de Porto Rico; 16 de Montana e 15 do South Dakota).
As últimas sondagens atribuem favoritismo a Barack Obama no Oregon (45 a 55 % / 39 a 45 %) ; enquanto que no Kentucky é Hillary Clinton que surge creditada com ampla vantagem (51 a 65 % / 25 a 31 %).




