EXPO’98 (XIII)

13 Maio, 2008 at 1:40 pm Deixe um comentário

Pavilhão da Utopia

Da autoria do arquitecto Regino Cruz / Siddmore Owings & Merril (empresa britânica de engenharia, também co-projectista da Torre Vasco da Gama), o actualmente denominado “Pavilhão Atlântico” (Multi-Usos) fica para o futuro como uma marca da EXPO’98 (tal como o Atomium ficaria ligado a Bruxelas, em 1958, ou a Torre Eiffel a Paris), como uma das grandes realizações da EXPO’98.

Com uma planta oval, rodeado por uma escadaria exterior, a cobertura interior do pavilhão é em madeira (pinho seco laminado da Suécia), fazendo lembrar uma nau invertida / nave espacial (com revestimento exterior em zinco-quartzo), com uma trave central longitudinal de 150 metros e a maior trave lateral com um vão de 114 metros. A arena encontra-se cerca de 6 metros abaixo do nível do solo, sendo rodeada por amplas bancadas.

A área coberta deste pavilhão multiusos permite uma arena com 5 500 m2, com lugar para cerca de 12 000 espectadores (16 000 lugares, com a configuração de sala de concertos), destaca-se ainda pelo seu sistema global de gestão de energia, com o sol a incidir na fachada sul, proporcionando o aquecimento, enquanto os ventos de norte contribuem para o arrefecimento interior, beneficiando ainda de isolamento térmico reforçado, e de entradas de luz natural, comandadas por computador.

Dispunha ainda de uma sala anexa (“Sala Tejo”), com capacidade para 600 pessoas numa bancada retráctil, para além de uma sala de exposições e auditório para 150 pessoas.

Com uma área de exposição de cerca de 28 000 m2, tinha capacidade máxima para cerca de 40 000 visitantes diários durante a EXPO’98.

Albergou o espectáculo “Oceanos e Utopias”, um dos grandes acontecimentos diários da EXPO’98, tendo por tema os medos, os mitos, os monstros e as esperanças desde sempre associadas aos Oceanos, com cenas simbolizando o “Big Bang” (criação do Universo) até à criação dos Oceanos.

O Oceano como espaço da imaginação e da fantasia, criado pelos artistas, contadores de histórias, provindos de todo o mundo, unidos na atracção pelo mar, transportando os visitantes a um mundo de sonhos e fantasias, em 9 cenas: “A Queda e o Nada”; “Big-Bang”; “Os Deuses”; “Nascimento do Oceano”; “O Combate dos Deuses”; “As Grandes Conquistas”; “O Naufrágio”; “A Atlântida”; e “O Novo Mundo”.

Referências bibliográficas
– “Guia Oficial da EXPO’98”
http://www.parquedasnacoes.pt/pt/expo98/default.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expo_98
http://www.civilium.net/infocil/expo98.shtml
http://www.bie-paris.org/

Entry filed under: Expo-98.

Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXIX) EXPO’98 – Debate sobre os custos e financiamento – 02.11.1993 (V)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2008
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.